Aos marinheiros de primeira viagem...

Caros amigos do esporte, sejam bem vindos ao Anônimos FC. Um blog que pretende te passar as informações mais relevantes junto a bons textos escritos por pessoas comuns que vêem o esporte como você. Com paixão, mas também com uma certa dose de ponderação e um gosto pelo alternativo, o inusitado. Nossa proposta é trazer o que há de relevante, sem rodeios. Você pode observar logo de cara a programação das TVs ao vivo e os resultados da NBA e dos epsortes americanos nos gadgets aí ao lado. Logo abaixo temos o Soccerway com resultados das mais diversas ligas de futebol ao redor do mundo e um pouco mais abaixo estão os textos que não deixam a desejar. Esperamos que vocês gostem.


Efusivos abraços a todos
TC Muniz Relvas

Google Agenda

Soccerway

sexta-feira, 30 de março de 2007

Origem e Curiosidades dos Clubes Brasileiros - PT 1

Começo à publicar aqui a primeira parte de uma pequisa que fiz sobre a origem dos nomes dos clubes brasileiros. Para começar, os clubes do estado de São Paulo.

América: Nome inspirado no América do Rio, clube do coração de um dos fundadores.

Botafogo: Obviamente o nome da equipe de Ribeirão Preto é inspirado no Botafogo carioca, mas a escolha do nome se deu quando os fundadores do clube estavam em um bar tentando chegar a um consenso sobre o nome da nova equipe e após muitas discussões, um dos membros teria dito: " Ou vocês definem logo o nome ou então bota fogo em tudo e acaba com essa história...". Todos então lembraram do Botafogo carioca e o nome foi aprovado.

Comercial: O time ganhou esse nome por que nasceu fundado por um grupo de empresários que trabalhavam no centro comercial da cidade de Ribeirão Preto.

Corinthians: Todos sabem que o nome é inspirado no Corinthian, um clube inglês que veio excursionar pelo Brasil. Mas muitos não sabe que a origem do nome do clube inglês vem dos contos de Sherlock Holmes onde o termo "Corinthian" era citado várias vezes. Naquela época esse termo era usado para indentificar os nobres que praticavam e patrocinavam esportes.

Ferroviária: o clube de Araraquara recebeu esse nome pois foi fundado por funcionários da Estrada de Ferro Arraquarense.

Flamengo: o nome da equipe de guarulhos foi uma homenagem da fundadora do clube, fanática pelo Flamengo do RJ.

Guarani: O nome vem da ópera mais famosa de Carlos Gomes, um dos mais ilustres filhos da cidade de Campinas. Por curiosidade, a data de fundação do clube foi mudada do dia primeiro para o dia dois de Abril. Obviamente para escapar das gozações do dia da mentira.

Juventus: O Clube, que nasceu com o nome de "Extra São Paulo", foi fundado por dois italianos vindos da cidade de Turim. Um era torcedor da Juventus e outro era do torino e para evitar brigas foi feita uma junção entre o nome de um, o Juventus, e as cores do outro, o grená do Torino.

Noroeste: O clube tem esse nome por que foi fundado por funcionários da Estrada de Ferro Noroeste.

Paulista: A equipe ganhou esse nome por ter sido fundada por funcionários da Estrada de Ferro Paulista.

Ponte Preta: Em 1870, começou a ser construido no Bairro alto um trecho da ferrovia paulista, que ligava Campinas à Jundiaí. Devido ao terreno acidentado, foi necessária a construção de uma ponte de madeira que para ser mais resistente foi coberta de piche, e que, por causa disso foi chamada de ponte preta. 30 anos depois o clube é fundado no mesmo bairro onde essa ponte havia sido construída.

Primavera: O nome é uma homenagem ao primeiro time da cidade de Indaiatuba, o Sport Club Primavera fundado em 1908.

Radium: O nome do simpático clube fundado em primeiro de maio de 1919 é uma alusão à descoberta de um novo elemento químico pela madame Curie, o Rádio ou "Radium".

Rio Branco: Homenagem ao Barão de Rio Branco.

São Bento: A equipe nasceu com o nome de Sorocaba Athletic, mas em 1914 mudou para o nome atual pois o primeiro estádio do time ficava atrás do mosteiro de São Bento.

União São João: O clube tem esse nome por causa da Usina São João, pois foi dela que surgiu o clube profissional. As cores do time são verde e branco por serem as cores que mais representam as atividades da usina. O branco do açúcar e o verde da cana...

Velo Clube: O galo vermelho de Rio Claro recebe esse nome pois nasceu como um clube para a prática de ciclismo, mas com o passar do tempo a equipe passou a se dedicar mais ao futebol.

- Por Sérgio Oliveira

quarta-feira, 28 de março de 2007

Mir futbola: a luta de classes

O fato:

Os destinos do futebol europeu são fortemente influenciados pelos clubes mais ricos do continente que estão organizados em uma entidade chamada G14 que inicialmente engloba 14 clubes e atualmente engloba 18. O G14 faz um lobby muito pesado junto a UEFA e a FIFA para conseguir obter o que lhe interessa. Se dependesse do G14, não haveriam mais as seleções nacionais, haveria uma superliga européia onde só os clubes membros participariam, e derrubariam os recursos que podem chegar aos clubes menores ou de centros menos fortes via copas européias.

O diagnóstico:

Inicialmente os clubes de outros centros europeus como o Panathinaikos, o Spartak de Moscou, o Sparta de Praga, o Rosenborg, entre outros deveriam se organizar em uma entidade alternativa ao G14 para contrabalançar a influência deste junto a UEFA e a FIFA. Como o G14 entraria nesta guerra de lobbies com maior poderio financeiro, será importante que os clubes mais pobres e/ou menores se organizem em outra entidade ou talvez se juntarem à entidade que inicialmente se embaterá contra o G14. Dependendo do poder de mobilização destes clubes, seria possível bloquear o calendário dos jogos como forma de pressão, interferir no esquema de negócios de jogadores caso sejam assediados por algum clube do G14, influenciar na política da UEFA dependendo da influência das federações nacionais na empreitada dos clubes, entre outras coisas.

O futebol europeu não pode ficar à mercê dos caprichos do G14. Todos os demais clubes são empobrecidos por isso. Além de que o G14 quer acabar com as seleções nacionais, como foi exemplificado no caso de um jogador marroquino que joga no pequeno Charleroi da Bélgica que se contundiu em uma partida da seleção. Isso motivou um processo do Charleroi que com o apoio do G14, quer receber indenização da federação marroquina em função desta contusão. O desfecho do processo, eu fico por dever.

Rodolfo Matos

domingo, 25 de março de 2007

Gol de Pedra: Ponta-Pé Inicial

Começo aqui minha coluna chamada Gol de Pedra, a primeira coluna de futebol de rua do mundo, quiçá do universo!
Mas não ficaremos apenas no ambiente local, espero poder viajar para outros países e de repente no tempo quando falarmos desse esporte, aproveitando que cubro os campeonatos iraquianos e indianos na comunidade Futebol Alternativo, verei se é possível explanar mais sobre estes campeonatos. Quem sabe seja legal falar da aplicação da heráldica nos escudos?
Eu nunca fui um bom jogador de futebol, nem regular, sempre fui muito abaixo disso. Sempre jogava na rua, ou em uma empresa aqui e até que fui bem no gol de campo, levando em conta a minha altura (1,63m), fui melhor que no de campo! Vida de goleiro baixinho não é fácil... Pior que isso é jogar tendo bronquite, o que já fiz das 16h às 20h, sem parar.

Depois das lembranças de infância, me despeço aqui. E como não dá para se despedir sem dar nomes: Te amo, Dani!

Nos vemos na próxima!
Daniel "Talude" Paes Cuter

quinta-feira, 22 de março de 2007

Smash: Uma hora tinha que acontecer

Guillermo Cañas não passou da terceira rodada do Master Series de Indian Wells. Perdeu ante Carlos Moyá num duplo 6/4. Isso não é nenhuma surpresa uma vez que Cañas está ao poucos retornando ao circuito profissional depois de um longo afastamento após uma sanção devido a doping. A real surpresa aconteceu na rodada anterior.

Esta coluna há duas semanas atrás apontou Roger Federer como o legítimo favorito ao título de Indian Wells. Afinal de contas eram 41 partidas sem conhecer a derrota e três títulos conscecutivos do torneio que estava a ser disputado. Além do mais era perceptível a superioridade do jogador já demonstrada nesse ano em Melbourne e Dubai. Roger Federer estrearia como cabeça-de-chave número 1 e com tal privilégio estrearia apenas na segunda rodada do torneio.

Cañas por sua vez falhou no qualifier mas acabou dando sorte e entrando como lucky loser na chave principal do torneio. Na primeira rodada o argentino encarou ao tcheco Jan Hajek e acabou vencendo por um duplo 6/1. Assim Cañas conquistou sua passagem à segunda rodada onde encararia ao todo-poderoso Federer. Os sites de apostas especializados projetavam bem o quão distantes estavam os dois no panorama do tênis atual. Federer pagava 1,01 para 1. Cañas pagava 34 para 1. Se tratando de retrospecto os dois tenistas encontravam-se empatados. Em 2002 Cañas havia vencido em Toronto por 2 a 0. Já em 2005 Foi a vez de Federer devolver o placar em Indian Wells.

O que se viu em quadra foi um Cañas agressivo, com forte enfoque no contra-ataque, frieza impressionante, constância no saque e bom jogo no fundo de quadra. Em contraponto a um Federer nervoso, errando lances inacreditáveis. Por isso Cañas conseguiu duas quebras no primeiro set, contra uma do suíço, o set fechou em 7/5. No segundo set Cañas foi ainda mais arrasador mantendo os mesmos fatores que levaram a vitória no primeiro set. Federer pediu atendimento médico por duas vezes por causa de seu pé. Os erros não-forçados contaram bastante. O suíço errou 43 vezes contra apenas 9 do argentino. Esses fatores foram suficiente para decretar a vitória de Cañas por 6/2 no set derradeiro.

O que essa vitória significa? Significa que Federer uma hora ou outra iria perder. E acabou acontecendo na sua primeira partida no Master que ele dominava há duas temporadas. Significa que o panorama do tênins mundial não muda em nada. Federer continua na sua posição de superioridade praticamente intangível, até por uma falta de concorrentes no jogo atual. Siginifica um interessante retorno deste bom tenista argentino que joga bem tanto em pisos rápidos como lentos. Significa que o jogo dele vem se solidificando desde seu retorno em setembro do ano passado.

A eliminação de Federer deixou um ambiente interessante em meio ao resto do torneio. No final o grande campeão foi Rafael Nadal que bateu na semi Andy Roddick. É bom saber que Roddick ainda está vivo, afinal de contas eu quase o enterrei na última coluna. A outra semi foi entre os jovens Novak Djokovic e Andy Murray. Murray passou às finais e acabou batido pelo campeão Nadal.

E Guga não passou da primeira rodada em Indian Wells. Juan Manuel del Potro bateu o catarinense em dois sets.

Semana que vem falaremos do que rolou em Miami.

Os vencedores da semana

ATP Masters Series Indian Wells: Rafael Nadal
WTA Indian Wells: Daniela Hantuchova

Ranking de entradas ATP (19/3/2007)

1- Roger Federer (7715)
2- Rafael Nadal (4755)
3- Andy Roddick (2980)
4- Nikolay Davydenko (2865)
5- Fernando Gonzalez (2755)

Ranking de entradas WTA (19/3/2007)

1- Justine Henin (3645)
2- Maria Sharapova (3594)
3- Svetlana Kusnetsova (2947)
4- Amelie Mauresmo (2933)
5- Kim Clijsters (2630)

quarta-feira, 21 de março de 2007

Esporte na TV ao vivo para o dia 21/3/2007

15:30 - ESPN: Basquetebol > Euroliga Masculina > Dinamo Moscou x Benneton Treviso
18:00 - SporTV: Voleibol > Superliga Feminina > Rexona/Ades x Cimed/Macaé
19:30 - SporTV2: Futebol > Copa Libertadores > Banfield x América
20:30 - TVCOM: Futebol > Copa do Brasil > Juventude x Brasiliense
20:30 - SporTV: Futebol > Copa do Brasil > Gama x Vasco da Gama
21:00 - ESPN: Basquetebol > NBA > Dallas x Cleveland
21:45 - Globo (RJ e parte da rede) e SporTV2 (SP): Futebol > Copa Libertadores > Flamengo x Paraná
21:45 - Globo (SP e parte da rede) e SporTV2 (rede): Futebol > Copa Libertadores > Necaxa x São Paulo
21:45 - Globo Nordeste: Futebol > Copa do Brasil > Paysandu x Náutico
21:45 - RBS (SC): Futebol > Copa do Brasil > Noroeste x Figueirense
21:45 - Globo Minas: Futebol > Copa do Brasil > América (RJ) x Atlético Mineiro
21:45 - RBS (RS): Futebol > Campeonato Gaúcho > Glória x Internacional
21:45 - TV Bahia: Futebol > Copa do Brasil > Goiás x Bahia
21:45 - Band: Futebol > Copa do Brasil > Ipatinga x Palmeiras

-TC Muniz Relvas

Mir futbola: Op de nederlandse draaimolen

Op de nederlandse draaimolen - Sobre o carrossel neerlandês (em neerlandês)

O fato:

Desde Rinus Michels, organizador do famoso time neerlandês do Ajax e da seleção neerlandesa da década de 1970, nunca mais viu-se algo semelhante ao "carrossel holandês" que consiste na polivalência, na inteligência e no preparo físico dos jogadores que foi a última grande revolução tática do futebol.

O diagnóstico:

Para se tentar organizar algo parecido ao "carrossel holandês" é necessário três coisas: a polivalência dos jogadores, o preparo físico dos mesmos e a inteligência para perceber a dinâmica do jogo.
- No primeiro ponto, isso é possível se houvr um sistema de treinamento a longo prazo que estimule os jovens jogadores a treinar em outras posições. No Ajax, por exemplo, o jovem joga um ano em uma posição diferente da posição original.
- O segundo ponto é o mais fácil de se conseguir, já que envolve apenas a necessidade de um bom sistema de condicionamento físico.
- O último ponto é o mais difícil já que envolve uma análise subjetiva. A necessidade é de se ter uma boa visão de jogo para saber o momento de trocar de posição, armar a linha de impedimento, montar a marcação sobre pressão, etc. Mas não é todo dia que aparecem jogadores inteligentes o bastante para isso e quando há, eles nao são preparados para ser polivalentes.

O ponto-chave para que o "carrossel holandês" possa ser repetido pelos jogadores é que precisa haver um sistema coordenado de treinamento tático mais rigoroso do que há no Ajax. Fazendo, por exemplo, um zagueiro passar um ano jogando no meio-campo e outro no ataque para que eles conheçam todas as versões que compõem a dinâmica de uma partida. No caso dos goleiros, botá-los para passar um ano como zagueiros para saber jogarem com a bola nos pés e se entrosarem com a dinânica do estilo. Também é importante estimular a vida escolar dos jogadores. A maioria não termina o ensino médio.

Também deve-se incentivar os técnicos a desenvolverem a tática, já que sem técnico audaz, não há reprodução do "carrossel holandês". O problema é que a maioria deles é incapaz o bastante para fazer algo diferente do 4-4-2 ou do 3-5-2. Isso significa que necessitaremos de uma nova geração de treinadores inteligentes o suficiente para reproduzir a invenção de Rinus Michels.

Rodolfo Matos

terça-feira, 20 de março de 2007

E$porte e Mídia: Quando o bispo quer ser rei

Estima-se que a Rede Record desembolsou cerca de 60 milhões de dólares pelos direitos de transmissão em todas as mídias dos Jogos Olímpicos de 2012. Estima-se pois nem o Comitê Olímpico Internacional nem a Record divulgaram o valor. E quando se fala em todas as mídias leia-se TV aberta, por assinatura, internet e telefones móveis. A emissora paulista também levou no pacote os direitos pelos Jogos Olímpicos de Inverno que serão realizados em Vancouver.

A Rede Record recentemente adotou como slogan a frase "A caminho da liderança". E nesta década a emissora tem investido em várias áreas, não somente no esporte. É interessante notar que autores de telenovelas conhecidos do público como Ana Maria Moretzhon e Lauro César Muniz já escreveram folhetins para emissora bem como alguns atores tidos como globais já preenchem os quadros da emissora da Barra Funda. Vale lembrar que em 2006 o folhetim Prova de Amor bateu (por alguns minutos, mas bateu) o Jornal Nacional em audiência. Se levarmos em conta que o JN mantem uma liderança sólida há anos, isso certamente conta como mais um cabelo branco do já grisalho William Bonner.

Mas esta é sobretudo uma coluna esportiva, então nos reportemos ao ano de 2002. Este ano seria o primeiro da Record fazendo transmissões esportivas de peso numa parceria com a Traffic de J. Hawilla que recentemente havia deixado a Bandeirantes. Nesse ano a Record transmitiu o Torneio Rio-São Paulo (vale lembrar que nesse ano o torneio estava fortificado), alguns amistosos da seleção brasileira, o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a finada Copa dos Campeões que se jogava no Nordeste. Milton Neves veio nesse balaio se transferindo da rede dos Saad para a rede de Macedo. Ao final desse primeiro ano a Traffic não mais trabalharia com a Record e esta teve que buscar outra parceira para continuar as transmissões esportivas

A parceira seria ninguém menos que a própria Rede Globo que passaria a dividir os eventos com a Record. Porém, da postura de desafiante a Record passou a ter uma postura de subserviência uma vez que a rede paulista teria que se submeter a transmitir os mesmos jogos que a Globo aos domingos e de vez em quando poder fazer uma transmissão diferente às quartas-feiras. E assim a situação se manteve até o final do ano passado.

Mas em 2006 a Record começava a demandar uma flexibilidade maior em sua relação com a Vênus Platinada, mas a emissora dos Marinho se mostrava irredutível numa possível renegociação. A situação foi evoluindo de tal maneira que ao final de 2006 Record e Globo romperam relações e não mais seriam parceiras. Aí então a emissora dos bispos resolveu colocar suas mangas de fora.

Edu Zebini (diretor de esportes da Record) mirou diretamente em dois eventos de grande valor no interesse futebolístico: o Campeonato Paulista e a Copa do Mundo. Pelo Paulista a Globo inicialmente ofereceria 40 milhões de reais, a Record veio com 70 milhões. O fato é que mesmo com o valor menor quase todos os clubes do campeonato preferiram aceitar o acordo da Globo. Mas um grupo liderado pelo São Paulo fez com que a Globo tivesse que suar um pouco e ao menos igualar a proposta da Record. Assim foi feito, a Globo pagou os mesmos 70 propostos pela Record e acabou levando a competição. Apesar disso, a Record conseguiu levar os direitos do Catarinense, Baiano e Parabiano. Campeonatos estes que são líderes de audiência em seus estados.

Já no caso da Copa do Mundo a diferença de propostas foi ainda maior. A Record acenou com 180 milhões de dólares e a Globo com 120. Mas no final das contas a Globo acabou levando as Copas de 2010 e 2014. A justificativa da FIFA foram fatores como a maior cobertura da Globo em território nacional (99% contra 70% da Record), a audiência média que é cinco vezes maior e que caso a Copa de 2014 seja realmente em terras tupiniquins os patrocinadores da FIFA teriam uma maior visualização.

Essa vitória nos Jogos Olímpicos trouxe mais fôlego a Record nessa batalha contra a Vênus. Mostra que eles tem cacife, e muito. Mas este escriba pergunta se justamente não é esse o problema. Até que ponto é ético que o dinheiro da Record provenha de uma instituição que não paga impostos e que conta com a devoção religiosa ao seu lado? Lembrando que essa batalha não é apenas no âmbito esportivo mas está no mercado televisivo como um todo. E na opinião deste que vos escreve isto é preocupante.


PS: Este colunista pede desculpas por sua ausência de uma semana e promete que isso não mais se repita.

-TC Muniz Relvas

sexta-feira, 16 de março de 2007

West Ham e sua queda irreversível

Na metade de 2006, o bom time do West Ham que havia surpreendido em sua reestréia na Premier League anunciava seus novos reforços, dia após dia. Carlton Cole, Robert Green, John Pantsil, Carlos Tevez e Javier Mascherano. Todos bons nomes para um time médio que mantinha uma base de sucesso e queria incomodar os grandes.

Mas aí começa o declínio dos "hammers". O entrosamento misteriosamente parece ter desaparecido, jogadores que na temporada passada tiveram grandes exibições não conseguiram manter o nível e os dois argentinos, de quem muito se esperava, pouco fizeram. O time começou mal e daquele buraco não conseguia sair.

Os boatos de venda do clube corriam soltos por Londres, e não sei até que ponto, podem ter ajudado de leve nessa má fase do time. E enfim, um milionário islandês compra o West Ham, dando esperanças de aumento das despesas em contratações e salários, para tirar o time da lama.

Em um de seus primeiros atos, a nova diretoria anuncia a saída do técnico Alan Pardew, substituído por um Curbishley fracassado no Charlton. O time não ganhava de ninguém e nem dava sinais de recuperação, e então abriu-se novamente o mercado.

Com dinheiro, o time do martelo avançou em vários jogadores, trazendo um pacotão: Boa Morte, Davenport, Lucas Neill, Kepa Blanco, Quashie e Upson. A esperança voltava ao Upton Park, afinal, uma série de três ou quatro vitórias afastaria o time do rebaixamento e o colocaria na briga por uma nova vaga à Copa da Uefa, o que não parecia muito difícil com a chegada de tais reforços.

Mas não adiantou. O time continuou perdendo muito, empatando alguns jogos e ganhando de quase ninguém.

Pra dar o golpe final, clássico londrino em Upton Park, West Ham x Tottenham. Um jogo complicado, mas que poderia mostrar que o grupo ainda tinha forças para salvar o clube do descenso.

Um primeiro tempo impecável dos hammers, com direito a gol de Tevez, que não marcava há quase um ano. O intervalo chegou trazendo um 2x0 para o West Ham e a sensação de que a vitória era apenas questão de tempo.

Na volta, pouco depois do reinício do jogo, o gol dos Spurs. Mais alguns minutos e o empate do time de Aaron Lennon. A torcida parecia ver novamente o mesmo filme da temporada inteira, mas não deixava de apoiar o time até o fim.

Até que Zamora desempata o jogo a favor do time da casa faltando menos de 10 minutos para o fim. Era a quase certeza da vitória tão desejada. Era a esperança de que a volta por cima seria dada, de que um temporada horrível seria salva nas últimas rodadas. Mas, como tudo que o West Ham fez de bom nessa temporada, durou pouco. Berbatov empatou o jogo em cobrança de falta aos 44' do segundo tempo.

Para piorar, Stalteri marcou o gol da vitória do Tottenham no último minuto, após ataque afobado do West Ham, que não deixou ninguém na marcação. Era o fim.

Como todo time que é rebaixado, chega um momento em que você vê que realmente não tem mais saída. E com o West Ham não é diferente. Depois desse jogo, a certeza do rebaixamento pairou em todas as cabeças. E pra piorar, ainda corre risco de perder pontos pelas transferências de Mascherano e Tevez.

Nem o dinheiro islandês, nem a ajuda da MSI, nada. Quando o time caminha para o rebaixamento, parece que nada ajuda. Uma pena para um clube tão tradicional como o West Ham, que revela grande parte dos jogadores ingleses que brilham em outros clubes. Mas, infelizmente, os hammers não hão de estranhar a segunda divisão inglesa, já que ultimamente têm passado mais tempo lá do que no convívio com os grandes.


-Guilherme Daroit

Post Scriptum: E o West Ham me quebra e vence o Blackburn fora de casa, de virada, por 2x1, roubado. Só falta eles se salvarem ainda...

quarta-feira, 14 de março de 2007

Hinos: As obras esquecidas de Lamartine

O ano é 1949 e o Brasil está se preparando para receber no ano seguinte o então “ Campeonato mundial de Futebol ”. Todos estavam se agitando de alguma forma para participar da grande festa que estava se anunciando. Os donos das grandes companhias fonográficas planejavam lançar algo diferente: Um compacto com os hinos dos principais clubes do futebol carioca composto por um grande nome da música.

Depois de alguns contatos o escolhido foi Lamartine Babo, grande compositor de marchinhas de carnaval como O Teu Cabelo Não Nega, Grau 10 e Marcha do Grande Galo. Lamartine nasceu no Rio de Janeiro em 08 de Março de 1904. Começou compondo valsas aos 14 anos, também compôs músicas religiosas e operetas. Mas foi realmente com o carnaval que Lamartine ficou conhecido, recebendo inclusive o título de “ Rei do Carnaval”. Mesmo tendo sido um leigo em técnica musical, Lamartine criou melodias maravilhosas, resultantes de seu espírito inventivo e altamente versátil. Ele criava as melodias instrumentais com sua própria boca (imitando um trombone) e assim os músicos que o acompanhavam faziam as harmonias e os temas instrumentais.

Fanático por futebol e pelo América, fanático a ponto de sair vestido de diabo pelas ruas do Rio de janeiro para comemorar o título carioca de 1960, Lamartine com certeza era a melhor escolha para a composição desses hinos. Mas o lado boêmio do compositor falava mais alto e ele passou meses enrolando os empresários que queriam os hinos para lançar no ano seguinte. Diz a lenda, que Lamartine compôs os seis principais hinos de forma forçada e em uma noite. Os empresários o convidaram para um baile fictício e quando ele chegou na festa, logicamente não havia nada. Lamartine então se viu obrigado a compor naquela noite e fez uma única exigência aos empresários. Deixar o hino do seu clube do coração por último...

Assim, em apenas uma noite Lamartine criou seis grandes obras do futebol brasileiro. Pela ordem de criação daquela noite histórica, Fluminense, Botafogo, Flamengo, Bangu, Vasco da Gama e América. O que só prova a genialidade e versatilidade de Lamartine, pois criar hinos belíssimos em poucas horas (principalmente América, Bangu e Fluminense na minha opinião) é algo para gênios.

Mas o compositor não parou por aí e no ano seguinte em 1950, criou algo que pouca gente sabe da existência: os hinos de São Cristóvão, Bonsucesso, Madureira, Olaria e até do já extinto Canto do Rio, de Niterói. Esses hinos, junto com o do Bangu,que não foi gravado no compacto com os outros cinco hinos, foram apresentados na rádio Mayrink Veiga pelo próprio Lamartine no programa " Trem da Alegria ". "Existem algumas versões sobre a composição destas músicas. Um ano antes, ele tinha feito os hinos dos grandes clubes, que fazem sucesso até hoje. Por isto, uns dizem que ele foi desafiado pelos seus companheiros a compor os hinos restantes. Outros dizem que ele fez essas músicas incentivado por um patrocinador. Ninguém sabe ao certo como começou esta história", disse ,em entrevista à Folha de São Paulo, o músico e produtor Luís Filipe de Lima que recuperou esses hinos.

Pois são esses hinos recém descobertos que realmente interessam nessa coluna, não vou comentar sobre os dos clubes grandes pois todos já conhecem, tocam toda hora e ao contrário dos hinos dos times pequenos são bastante populares.

O hino do bangu é um dos meus favoritos, com uma melodia gostosa de ser ouvida e uma letra sensacional que mostra bem o jeito de lamartine escrever. Citando os grandes jogadores do time (no caso do Bangu, Domingos da Guia), citando os rivais ("a torcida reunida até parece a do Fla-Flu") e enaltecendo as cores do clube. Em praticamente todos os hinos de Babo essas caracteristicas aparecem.

BANGU
O Bangu tem também
A sua história, sua glória
Enchendo seus fãs de alegria
De lá pra cá
Surgiu o Domingos da Guia

Em Bangu se o clube vence
Há na certa um feriado
Comércio fechado
A torcida reunida
Até parece a do Fla-Flu
Bangu! Bangu! Bangu!

O Bangu tem também
Como divisa na camisa
O vermelho sangue a brilhar
E faz cartaz
Estouram foguetes no ar

Em Bangu se o clube vence
Há na certa um feriado
Comércio fechado
A torcida reunida
Até parece a do Fla-Flu
Bangu! Bangu! Bangu!

Lamartine deu ao hino do madureira uma grandiosidade que nenhum outro hino composto por ele tem, ao citar as glórias do time e a alegria da torcida. Como curiosidade, é graças ao hino que a torcida do madureira passou a ser chamada de "tricolores suburbanos". Infelizmente é o único hino sem registro da gravação original.

MADUREIRA
Nosso ideal é lutar
Lutar por ti, Madureira
Queremos ver tua bandeira
A tremular pelo ar
E assim queridos, unidos
Seremos dez, vinte mil
Em cada glória que temos
Daremos pujança ao esporte do Brasil

És, Madureira
Nosso castelo
A nossa catedral ideal
O sol de muitos anos
Dos tricolores suburbanos

Um dos mais simpáticos e singelos hinos compostos por lamartine é o do bonsucesso e isso dá para se perceber logo nas primeiras estrofes quando o autor pede palmas à torcida e ressalta que foi no Bonsucesso que surgiu o diamante negro Leônidas da Silva, provando que babo gostava e entendia de futebol.

BONSUCESSO
Para a torcida rubro-anil
Palmas eu peço (clap! clap!)
Na Leopoldina em cada esquina
Quem domina é o Bonsucesso
Lá surgiu um jogador sensacional
Surgiu Leônidas, o maioral!
Quando a turma joga em casa
A linha arrasa
Que baile... Que troça!
A torcida grita em coro
Não há choro
A vitória hoje é nossa

No hino do olaria lamartine soube muito bem mostrar na letra a forma de que o clube recém formado estava crescendo dia dia e ganhando a simpatia de todos os cariocas. Pessoalmente acho fenomenal a forma que lamartine aponta o futuro do clube como no verso: "Realizando sonhos mil/Tu serás um pioneiro/Dos esportes do Brasil", sem dúvida nenhuma um dos versos mais bonitos em hinos de futebol.

OLARIA
Olaria
Teu esforço e tua glória
Estão crescendo dia-a-dia

Olaria
Tua pujança, tua vida
Envaidecem tua torcida

Olaria
Tua camisa azul e branca
Tem um quê de simpatia
Realizando sonhos mil
Tu serás um pioneiro
Dos esportes do Brasil

Clube da faixa azul celeste
Tu vieste da zona norte
Clube da faixa azul celeste
É o esporte pelo esporte

O hino do Canto do Rio é o que mais me chama a atenção. Nele, Babo deixa o futebol praticamente de lado para enaltecer uma " morena do Canto do Rio ". Segundo pesquisadores, a homenageada era sua namorada na época. Por causa disso, muita gente considerava essa música como uma das várias marchinhas de carnaval que lamartine escreveu, mas com a descoberta das gravações de 1950 ficou claro que a letra foi escrita para o clube de Niterói.

CANTO DO RIO
Aquela morena
Do Canto do Rio
Que torce e faz cena
E causa arrepio
Queimada da praia
Na hora do jogo
Ela desmaia e pega fogo (oi!)

Aquela morena
Do Canto do Rio
Que torce e se agita
Garota bonita
Basta o clube empatar
Ela chora que dói
Foge de Niterói

No estádio formoso
De Caio Martins
Há dias de gozo
Foguetes, clarins
De noite e de dia
A turma sorri
Enche de alegria
Icaraí (oi!)

A grande capacidade que Lamartine tinha de fazer grandes letras sobre temas difíceis fica hino do São Cristóvão. Apesar de, na minha opinião, não ter a mesma grandiosidade dos outros, algumas coisas nesse hino merecem destaque como por exemplo a belíssima introdução e a citação sobre a região onde fica o clube.

SÃO CRISTÓVÃO
São Cristóvão, São Cristóvão
Teu passado é tão belo
Quantas vitórias em Figueira de Melo
Quando vences outro clube
Oh, São Cristóvão, pertences
Aos corações são-cristovenses
Estimulam a tua fibra extraordinária
Os grandes feitos do saudoso Cantuária
Avante São Cristóvão
Por teu bem, por nosso bem
Pela grandeza dos esportes
Que esta terra tem
És de um bairro cuja história
Tem valor profundo
Bairro ditoso de D. Pedro II
Quando vais à zona sul
Jogar com um clube bem forte
Tens a torcida da zona norte
São Cristóvão, São Cristóvão
Teu passado é tão cheio
Aos teus rivais inspiras sempre receio
Avante São Cristóvão
Por teu bem, por nosso bem
Pela grandeza dos esportes
Que esta terra tem

Agora é sua vez caro leitor, esse ainda é um blog sobre futebol e esporte em geral, mas todo fã de esporte que se preze gosta de ouvir hinos e dar um pitaco sobre o assunto. Pois bem, acessem http://www.4shared.com/dir/1690292/5d6bae50/sharing.html que é uma pasta que eu criei com todos os hinos compostos por lamartine (inclusive os dos quatro grandes e do América) e deixem seu comentário. Vale a pena ouvir as gravações originais com lamartine cantando os hinos e comparar com as gravações mais recentes. Acho muito legal...

- Por: Sérgio Oliveira

Mir futbola: The CBF Cup

- O fato:

A Copa do Brasil é um torneio mal aproveitado que conta somente com pouco mais de 60 equipes em um espaço reduzido de tempo. Os representantes brasileiros na Taça Libertadores não podem participar e os times das séries B e C não tem participação garantida. Tudo bem que a Copa do Brasil foi o torneio que a CBF inventou para compensar a transformação do Brasileirão em um torneio de acesso e decenso, mas o formato poderia ser melhorado.

- O diagnóstico:

A Copa do Brasil deveria seguir os moldes de outras copas como a FA Cup da Inglaterra que abriga equipes profissionais e amadoras, e como a Copa da França que não só abriga desde os super profissionais da Ligue 1 até os mais amadores, sem falar que times da Guiana Francesa, Reunião, Mayotte, Nova Caledônia, Guadalupe e Martinica podem jogar a copa. Também há de se ressaltar que as fases nessas copas são definidas em jogos únicos (na FA Cup há jogos-desempate se forem necessários). Uma copa sob estes moldes teria que durar o ano todo e os times das divisões principais do futebol brasileiro poderiam entrar somente no segundo semestre, após mais da metade das equipes participantes estarem eliminadas nas fases anteriores. Também funcionaria como estímulo ao futebol no grotões do interior brasileiro, já que equipes seriam montadas, ligas amadoras seriam desenvolvidas, a possibilidade de confrontarem com os times da Série A em fases posteriores e ganharem visibilidade para evoluir com a carreira de jogador ou de técnico alimentariam o sonho de muitos Brasil afora. Também estimula a integração nacional, já que equipes do Acre ou de Roraima, por exemplo, podem enfrentar equipes gaúchas, baianas, ou talvez até de Fernando de Noronha (isso se houver futebol por lá). Em relação aos custos de viagem, muitos dos times seriam bancados por empresários, políticos (eles sempre estão onde o dinheiro e o poder estão ou estarão) e abnegados. Caso contrário, WO na veia e seguimos com a copa!

Com a viabilidade essa copa, seria possível convocar a todos os colunistas da Anonimos FC para montar um time, escolher uma sede e disputar o certame, por exemplo. Se dermos sorte, estaremos na Taça Libertadores da América.

Rodolfo Matos

terça-feira, 13 de março de 2007

Marcos, goleiro do Palmeiras

Um trecho de um poema de autor gaúcho, diz: "e num dia de tempestade, para quem eu vou correr?".

Nas duas maiores tempestades que o Palmeiras viveu (semifinal da Libertadores de 2000 e Segundona de 2002), os palmeirenses sabiam e souberam para quem podiam correr.

Marcos, nome no necessário e justo plural, aquele que chora quando o Palmeiras perde. Marcos, aquele que age no campo como se estivesse na arquibancada.

Marcos, que levou Tuchês, Alexandres, Galeanos e Guerreiros nas costas, ombros e braços.

Marcos, que levou palestrinos nas costas, ombros e braços.

Os braços de Marcão são os braços dos palmeirenses, esticados para alcançar um amor que só o palestrino explica. Esse braço que um dia carregou a bandeira do Brasil campeão do mundo.

Que nessa tempestade, Marcos saiba para quem correr. Nós, palestrinos, corinthianos, jornalistas, geógrafos, aprendizes de goleiro e aprendizes de gente.
Nós estaremos aqui, Marcão.

Essa tempestade passará.

Sempre passa.

-por Luiz Fernando Bindi

sexta-feira, 9 de março de 2007

Futebol feminino, "preconceito", idéias prontas

O Sportv transmite nesse exato momento uma partida da Liga Nacional de futebol feminino. Você sabia que esse campeonato estava acontecendo? Se você não for um aficcionado por futebol, provavelmente sua resposta será não.

O campeonato é estranho, disputado em poucas cidades, tem baixa repercussão da imprensa - enfim, caminha pra ser mais um fracasso na história do futebol feminino do Brasil.

Quando se fala sobre o futebol feminino, algumas idéias prontas costumam tomar conta do debate. Sempre - eu disse sempre - um comentarista toma a palavra e adota uma postura de paladino da moralidade e desfila chavões, dizendo que o Brasil não sabe respeitar os seus esportistas, que é um absurdo o país não dar o apoio adequado ao futebol feminino, e invariavelmente acaba falando que a razão pelo futebol feminino não emplacar é o preconceito.

Existe preconceito contra o futebol feminino no Brasil? Existe, não podemos ser ingênuos e achar que de um dia pra noite um machismo de mais de 50 anos deixou de existir. Mas a situação atual é bem distante da de anos atrás. A seleção é a atual vice-campeã olímpica e Marta é a melhor jogadora do mundo, eleita pela FIFA. Tudo isso teve a devida repercussão dos veículos midiáticos.

E mais do que isso, o cenário para o futebol feminino hoje é diferente no referente à prática do esporte. A maioria dos escritores desse blog é mais nova que eu - acho que só o Bindi veio ao mundo antes de mim - então possivelmente vocês não são de um tempo de que menina jogar bola era errado. Ou errado ou algo encarado como curiosidade, brincadeira. Nunca como um esporte de verdade.

Hoje, nas escolas, as meninas jogam bola desde cedo. Não estou falando daquela bobagem de colocar meninas para competir com meninos e falar de algumas meninas-fenômeno que sempre aparecem por aí. Mas é de encarar o futebol como um esporte como qualquer outro, em que meninas jogam entre si, disputam competições e tal.

Esse cenário já existe hoje. Repito: com preconceito, mas numa escala bem menor que a de 10, 15 anos atrás.

Ao meu ver, o futebol feminino não emplaca no Brasil por razões puramente empresariais. Sabemos que nosso tradicional futebol masculino, com clubes fortíssimos e os melhores jogadores do mundo, é pessimamente administrado e tem um campeonato muito aquém de seu real potencial. Então porque o futebol feminino seria um exemplo de administração?

Não esqueçamos que o futebol é um esporte caro, com jogos longos e com apenas um intervalo - o que dificulta a aparição da publicidade. Até arrisco a dizer que se o futebol masculino não fosse o monstro que é, ele já teria se enterrado por conta própria.

Enfim, celebremos essa estranha Liga criada pela CBF. Quem sabe vira alguma coisa?

- Olavo Soares

quinta-feira, 8 de março de 2007

Comentaristas de televisão - por Luiz Fernando Bindi

Concordo com quase tudo que disse o Vitor.

As equipes esportivas da TV aberta, salvo raras, honrosas e pouco reconhecidas exceções, são um deserto de inteligência.

A Band, que tinha tudo para ser um diferencial, optou por ser diferente. Mas para pior. Contratou duas bonitonas e três comentaristas que eu chamaria de Larry, Moe e Curly, com destaque para o nosso querido Filósofo de Rodoviária, o "Moe"ller. Criou um programa no começo da noite onde o destaque são dois apresentadores bonitos, uma grua bêbada e tv enterradas no solo. O texto, vazio, é um pavor. Botou o Datena (que ja foi bom, creiam-me) para comandar um circo nas noites do domingo, com o Larry, Moe e Curly. Na hora do almoço, Larry, Moe e Curly se juntam à uma outra bonitona que não sabe nada, um comediante de boa qualidade e um ator famoso. No meio, às vezes, fica o genial Mauro Beting, uma voz de Midas nesse obscuratismo informativo.

Ou seja, a Band se perdeu. Mas não se perdeu por chamar ex-jogadores ou não-jornalistas. E é aí que eu discordo do Vitor.

Sempre gostei dos comentários do Raí, na CBN. Acho Tostão um dos gênios do texto esportivo. São ex-jogadores.

Existem jornalistas esportivos (Calazans, Marcio Guedes, Aydano André Motta, João Carlos Assumpção, Silvio Lancelotti, entre muitos, muitos, muitos outros) que não cumprem suas funções adequadamente, para dizer o mínimo. E são jornalistas.

Eu não sou jornalista. A turma que escreve nesse blog... nem todos são jornalistas. E sabemos muito mais e temos muito mais conteúdo e boa vontade do que muitos jornalistas.

Dá para contar nos dedos os cronistas esportivos da grande mídia que sejam realmente bons. Mauro Beting, PVC, Alex Escobar, Marcelo Duarte, Celso Unzelte, Mauro Cézar, Erich Beting, André Rizek, Juca Kfouri, Mauricio Noriega, Claudio Zaidan, Sergio Patrick, Victor Birner, Cláudio Carsughi. Tem mais alguém? A genial turma da Trivela entraria nessa, mas, ainda, não são da grande mídia. Questão de tempo.

O que eu discuto e discordo é o seguinte: não é o diploma na parede que faz o profissional. É o conteúdo que ele tem, a vontade, a honestidade ao lidar com seu trabalho.

O FUTEBOL EUROPEU É MELHOR QUE O SUL AMERICANO

No dia em que Claudia Leitte se casou sem sequer me conhecer antes, o amigo Hebert Polizel, da excelente comuna Mauro Beting, daquele Orkut dos infernos, propõe uma interessante discussão: o futebol europeu é mesmo melhor que o sul-americano?

Coloco alguns temas e o que penso sobre eles

A diferença, que parece ser tão gritante no papel e nos campeonatos de cada continente, é realmente tão grande assim ou somos nós que temos esta mania de extrema valorizaração do futebol europeu?

Nós temos mania de valorizar o futebol europeu. Nós vemos todo dia campeonatos de Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Itália, Holanda e Alemanha. Vemos amistosos de Chipre a Islândia. Quantos de nós vemos campeonatos da Colômbia, Equador, Chile e Uruguai? Vemos um jogo por semana do argentino e nosso brasileiro.

Quando vemos sul-americanos, é na Libertadores, que por critérios tortos de escolha dos times, nem sempre mostra o que tem de melhor em cada país.

* * *

Os times sul americanos jogam o Mundial de Clubes de igual pra igual porque levam o jogo a sério, ao contrário dos europeus, que estão lá mais pra cumprir uma formalidade.

Não sei. A cara que os jogadores do Barcelona fizeram após a derrota para o Inter me mostraram o contrário. Apesar dos europeus darem mesmo menos bola que nós para o Mundial, eles não querem perdê-lo. E vejam, sustento que o Barcelona entrou em visível parafuso como efeito pós-Mundial.

* * *

Como é um campeonato de jogos eliminatórios, as chances de uma zebra acontecer aumenta. Se o Mundial de Clubes fosse no sistema de pontos corridos, os europeus jogariam com os pés nas costas.

Discordo. Acho que em pontos corridos, a coisa penderia ainda mais para os sul-americanos.

* * *

Apenas os grandes europeus são infitamente melhores. Os clubes médios e pequenos de lá se nivelam com alguns os sul americanos. Mesmo assim, há alguns poucos times daqui que têm condições de jogar de igual para igual e vencer times como Milan, Chelsea, Real, Liverpool, outros.

Concordo. E tem outra: os grandes europeus temeriam o Noroeste de Bauru ou o Arsenal de Sarandí. Nada me afasta desse pensamento.

* * *

Os europeus são bem melhores. O que acontece é que os times sul americanos sempre têm sorte nesses confrontos!

Bobagem.


* * *

Na Europa estão os melhores técnicos, que estudam o futebol como uma ciência e que é lá onde os jogadores são mais disicplinados taticamente?

Não sei. Os nossos técnicos são, de forma geral, muito ruins ou adeptos do joelsantanismo. Ainda prefiro a escola argentina, que alia a qualidade técnica à disciplina tática. Muitos europeus (de uma forma geral, novamente) não conseguem aliar as duas coisas. Mas isso tem mudado: tenho gostado muito de Luciano Spaletti, por exemplo.


* * *

Liverpool e Barcelona não jogaram o que podiam naquelas finais, mas dizer que perderam devido ao salto alto me parece uma justificativa confortável.

Discordo em parte. Eu acho que o Liverpool esmagou o São Paulo de forma categórica. O São Paulo achou o gol.

Já o Barça foi quase inofensivo.

* * *

Fica a discussão....


-por Luiz Fernando Bindi

A Lenda dos Mil Gols

Nos últimos dias, Uma das coisas mais comentadas por todos que gostam de futebol é se o baixinho Romário conseguirá ou não atingir a marca dos 1000 gols. Por conta disso, esse assunto que não era discutido desde o penalti do Pelé contra o Vasco voltou à tona ocupando grande espaço na mídia.


E o que volta à tona também são as dúvidas de qual outro jogador teria também atingido essa marca tão importante e sonhada. Eu pessoalmente já ouvi alguns nomes de jogadores que poderiam ter ultrapassado a marca do milésimo gol: Puskas, Di stefano, Gerd Müller e Friedenreich são alguns exemplos.


Pois bem, corri atrás e pesquisei para tentar descobrir qual outro jogador teria marcado 1000 gols além do Rei pelé . E o resultado, pelo menos para mim, é surpreendente.


Todos pensam que Pelé foi o grande goleador de todos os tempos, o único a passar dos 1000 gols, e que mais nenhum jogador atingiu essa marca. Nem mesmo Romário que conta até jogo de casados e solteiros para aumentar seu recorde.


Pelé marcou 1284 gols em 1375 jogos. Nesta sua conta, ele não se prende a jogos de Primeira Divisão, muito pelo contrário. Dentre os 1284, encontram-se 14 gols em 11 jogos por um tal "Time Militar", gols por um combinado Santos/Vasco, gols pelo Sindicato dos Atletas de São Paulo, gols em jogos beneficentes e, até hoje, a Fifa reconhece esses gols. Dos 1284, 519 foram marcados nos chamados jogos "não-oficiais", ou amistosos. Apenas os 765 restantes teriam sido marcados em jogos oficiais (lê-se: Copa do Mundo, Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro, Campeonato Paulista, Campeonato Norte-Americano, Torneio Rio-São Paulo, etc.).


Gerd Müller é o maior artilheiro alemão de todos os tempos. Nos rankings históricos, soma 735 gols em 793 jogos. Portanto, ainda estaria 549 gols atrás de Pelé. Estaria... Acontece que, nesta contagem de gols de Gerd Müller, estão somados apenas os gols de jogos oficiais. E, assim como Pelé, Gerd também jogou seus jogos não-oficiais. E não foram poucos. Aliás, muito mais que o rei. E também marcou muito mais, foram 726 gols em apenas 423 jogos. Somando-os aos 735 oficiais, temos 1461 gols marcados por Gerd Müller, o que o credenciaria ao título de maior goleador da história do futebol.


Credenciaria. Pois seus gols não-oficiais, ao contrário dos de Pelé, não são reconhecidos pela Fifa. Logo, lhe restam apenas os oficiais 735.


Romário teve sua carreira nos anos subseqüentes. Anos em que não se disputa 50 amistosos por ano, nem se joga pelo time do exército ou algo parecido. Em jogos não-oficiais, marcou apenas 192 gols. Já nos seus 968 jogos oficiais, marcou 800. O que dá num total geral de 1244 partidas - 992 gols - média de 0,797 gols por partida.


O Primeiro grande jogador do esporte bretão foi Arthur Friedenreich e apesar da pouco informação que se tem a respeito da época em que jogou, calcula-se que ele marcou entre 1909 e 1935 555 gols em 562 partidas. Nesse link: http://paginas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/miscellaneous/fried.htm se pode ver todos os gols da carreira de Fried, reparem como muitos jogos não contém informação à respeito dos autores dos gols.


Ferenc Puskas, o major Galopante, é outro jogador que colecionou títulos e recordes em sua carreira. Foi o principal jogador de uma geração fantástica, que fazia chover gols em muitos jogos(vide o jogo da primeira fase da copa de 54 onde os húngaros golearam os alemães por 8 a 3). Em 851 Partidas oficiais puskas marcou 766 gols (358 pelo Honved, 324 pelo Real Madrid e 84 pela seleção Húngara), mas infelizmente não há muitos dados sobre as partidas não oficiais de puskas (excursão pelo mundo com o Honved e amistosos com a camisa do Espanyol), outro fato negativo de sua carreira e que com certeza contribuiu no número de gols marcados foi a suspensão de 2 anos imposta pela FIFA em 1956. De qualquer forma, provavelmente o número de gols é maior que os 766 ditos como "oficiais".


Se fizermos um ranking somando os gols em jogos oficiais e não-oficiais, temos a seguinte ordem:


1) Gerd Müller: 1461 gols

2) Pelé: 1284 gols

3) Romário: 992 gols


* Não colocarei Puskas e Friedenreich pela falta de dados em partidas não oficiais.


Agora, se levarmos em conta apenas os gols em jogos oficiais, chegamos a uma surpreendente conclusão:


1) Romário 800 Gols

2) Puskas 766 gols

3) Pelé 765 gols

4) Gerd Müller 735 gols

5) Friedenreich 555 gols


E a conclusão é: Romário é o maior artilheiro de partidas oficiais da história do futebol. E pelé não é o principal artilheiro do futebol mundial em nenhum dos 2 rankings(apesar de ser considerado pela FIFA).Cabe a você leitor aceitar isso ou não. Todos são grandes gênios do nosso futebol e de maneira nenhuma quero desmerecer alguém, mas os números estão aí e cada pessoa tem a sua maneira de ver futebol. Se você aceita gols em partidas não oficiais tem um artilheiro, se você não aceita tem outro.

-Sérgio Oliveira

quarta-feira, 7 de março de 2007

Comentaristas de televisão

Não entendo como as televisões ainda apostam em ex-jogadores para comentar. Tá certo, alguns até comentam bem, como o Gérson, como o Tostão, como o Neto (apesar de alguns criticarem, eu gosto dos comentários dele), entre outros (o "como o" não foi no sentido de quem tem mente poluída, foi "como" em matéria de exemplo, hehehe).

Com tantos jornalistas aí que comentam muito bem (Mauro Beting, PVC e Alex Escobar são só uns deles), e muitos ótimos jornalistas procurando emprego, a Bandeirantes, por exemplo, insiste em Muller, Leivinha, Marcelinho, Romário (é, a Band sondou o Romário esses dias), entre outros.

Já a Rede Record vai e pra comentar os jogos da Champions League, e chama Élber, Paulo Sérgio, entre outros, já que o Neto foi pra Band. A Globo é a pior delas, insiste sempre nos mesmos comentaristas.

Acho que eles podiam tomar os exemplos das TVs fechadas. Essa função é pra JORNALISTAS e não para ex-jogadores. Não é porque é ex-jogador que vai saber comentar em TV, vide o Dadá Maravilha, que "literalmente" só fala besteira. E vou encerrar esse post com uma frase do Muller:

"Se macumba fosse boa, se chamaria boacumba"!!!

- Post feito por Vitor Costa

Ronaldinho: melhor do mundo?

Será que Ronaldinho ainda é o melhor jogador do mundo? Isso é algo discutido por pessoas de todo o mundo que gostam e entendem de futebol. Aqui eu mando a minha opinião: o Ronaldinho é um excpecional jogador, quando não tem pressão pra cima dele.

Joga muito, tem aqueles seus dribles, sabe fazer gol (só não acho ele um excepcional cobrador de faltas como dizem). Mas em horas decisivas... cadê ele?

Temos vários exemplos:
- Final da UEFA Champions League
- Jogos da Copa do Mundo
- Última rodada dos Campeonatos Espanhóis

Entre vários outros. Apesar dele ser um ótimo jogador, ele amarela muito. Comparando no estilo de jogo e não na qualidade do futebol, ele é muito parecido com o Morais, do Vasco. Joga muito, mas some em horas decisivas.

E você? Acha que o Ronaldinho ainda é o melhor jogador do mundo? Opine!

- Por Vitor Costa

Smash: Quando o tênis chega à América

Depois de alguns torneios médios do ATP Tour, o tênis volta a ter nas próximas semanas grandes eventos. Neste mês de março as raquetes dos principais tenistas do mundo convergem para os Estados Unidos onde serão dados os primeiros serviços dos principais torneios do tour da ATP, perdendo em importância apenas aos Grand Slams: a Master Series. Dois torneios em seguida monopolizarão as atenções do mundo do tênis masculino e do feminino também, uma vez que ambos os torneios também são importantes no WTA Tour: Indian Wells e Miami.

O primeiro será jogado na cidadezinha de Indian Wells, na Califórnia. O bélissimo Indian Wells Tennis Garden (construído em 2000, foto à esquerda) sedia as partidas. A quadra central tem capacidade para 16 100 espectadores. Definitivamente o favorito não poderia ser outro, Roger Federer tem no bolso as últimas três disputas desse torneio batendo Tim Henman, Lleyton Hewitt e James Blake. Os 32 cabeças-de-chave do torneio tem o privilégio de estrear na segunda rodada. Federer estreará contra o vencedor do tcheco Jan Hajek contra um qualificado. Já na segunda partida Federer poderá enfrentar uma pedreira, Radek Stepanek e Carlos Moya poderão estar em seu caminho nessa fase. E já na terceira rodada o adversário pode ser o australiano Hewitt. O n° 2 do torneio é Rafael Nadal que poderá enfrentar compatriotas no torneio. O perigoso Fernando Verdasco pode aparecer na 3ª rodada e Juan Carlos Ferrero nas oitavas-de-final.

Andy Roddick joga em casa, mas isso pode não ser exatamente um alento. O tênis americano está acostumado com a tradição de títulos de nomes como John McEnroe, Jimmy Connors (que é seu atual treinador), Andre Agassi e Pete Sampras. Andy Roddick carrega apenas um Grand Slam que foi o US Open de 2003. E desde essa ocasião Roddick já teve resultados decepcionantes, tais quais as derrotas de primeira rodada no US Open de 2005 e de Roland Garros em 2006. A imprensa americana afirma que falta diversidade e agressividade em seu backhand e um excesso de confiança em seu forehand. A ordem de adversários de Roddick provavelmente será Olivier Rochus, Vincent Spadea e Xavier Malisse.

Um Wild Card certamente chamará muita atenção. Guga Reloaded jogará o torneio a convite dos organizadores da competição. Desde domingo Kuerten está treinando na cidadezinha californiana em vistas de encarar o argentino Juan Martín del Potro, jovem argentino que alcança resultados interessantes levando em consideração sua juventude. Del Potro tem 19 anos, mede 1,95m e atualmente ocupa a posição 65 no ranking da ATP. Chegou a semi-final do ATP de Adelaide e definiu a rodada da Copa Davis em favor de sua terra natal. "Para mim, o adversário é de certa forma indiferente. O importante é tentar jogar no mesmo nível dele, no mesmo nível que todo mundo está competindo", afirma Guga. Caso vença, Guga encara o também jovem Richard Gasquet. Semana que vem você confere o que rolou nos primeiros dias de Indian Wells.

-Os torneios da semana

ATP Acapulco: Juan Ignacio Chela
ATP Dubai: Roger Federer
ATP Las Vegas Lleyton Hewitt
WTA Acapulco: Emilie Loit
WTA Doha: Justine Henin

-Ranking de Entradas ATP (5/3/2007)

1- Roger Federer - 8210
2- Rafael Nadal - 4480
3- Andy Roddick - 2830
4- Nikolay Davydenko -2825
5- Fernando González - 2685

-Ranking de Entradas WTA (5/3/2007)

1- Maria Sharapova - 3824
2- Justine Henin - 3791
3- Amelie Mauresmo - 2933
4- Svetlana Kusnetzova - 2710
5- Kim Clijsters - 2630

-TC Muniz Relvas
Com informações do Tenis Brasil e da Wikipédia

terça-feira, 6 de março de 2007

Mir futbola: La nuit de foot

- Os fatos:

É sempre um problema para o Estado brasileiro e para os clubes cuidarem da manutenção dos seus estádios. Na maioria das vezes os jogos não correspondem financeiramente às necessidades de manutenção do estádio, além de que precisam pagar ao pessoal que cuida dos pormenores que permitem a realização do espetáculo esportivo. Por exemplo, o São Paulo na década de 1990 não pode aproveitar o dinheiro da venda de seus jogadores, pois as despesas de manutenção do Morumbi corroiam os cofres do clube paulista.

- Os diagnósticos:

Para resolver o problema, é necessário amplificar a diversidade das utilizações que um estádio pode oferecer. Dependendo do modo de uso, será necessário mudar o horário das partidas ou organizar sessões duplas: jogo + evento. Eis algumas possiblidades que reforçarão os cofres seja dos clubes, seja do Estado:
- Rave: Se as partidas forem transferidas para as noites de sábado, de preferência por volta das dez da noite, será mister pôr uma rave após o jogo para que o público continue consumindo no estádio. Para que isso ocorra, precisa-se de investimento no comércio dentro do estádio, contratar DJs, gastos de iluminação e mais seguranças privados. O preço dos ingressos poderá ser 50% mais caro para custeiar os gastos extras. As conseqüências serão: aumento do público de maior poder aquisitivo que consome mais, aumento da vida cultural no bairro onde há o estádio devido à movimentação noturna e os ganhos dos proprietários com turismo podem diminuir o temor com as despesas do estádio. Só deve-se ressaltar que as raves só devem ocorrer nas arquibancadas e nas gerais, evitando as cadeiras e o gramado.
- Cinema noturno: Se não forem possíveis as raves, que façam sessões abertas de cinema em vários telões que serão instalados no gramado. O público poderá ficar na grama deitado ou com lençol por baixo e ver o filme tranqüilamente. O gasto extra só se limitará à iluminação e ao uso dos projetores, não necessitando onerar muito o pagante no bilhete.
- Cadeião de fim-de-semana: Como é comum em muitos estádios a ação violenta das torcidas organizadas, pode-se fazer com que elas fiquem confinadas nos estádios após as partidas. O problema é que os clubes dependeriam do Estado para receberem as verbas de cuidado com os presos de momento nos estádios. Como os torcedores são presos e em seguida liberados, o efeito da prisão só durará nos finais de semana.
- Shows: Sempre reclama-se de que os shows em estádios destróem o gramado. A solução é mais simples do que se imagina: só se limita a pôr o espaço para que os grupos musicais se apresentem no meio do campo em um palco que permita a visão geral deles de todos os pontos e o uso de vários telões. O público se acomoda nas cadeiras, arquibancadas e nas gerais. Os espetáculos poderão ser ligados ou não aos jogos, mas para aumentar as rendas, é ideal a atividade "jogo depois show".
- Cultos evangélicos: Como os cultos podem desagradar a muita gente, eles devem ocorrer separados dos jogos. Utiliza-se da mesma lógica dos shows e as despesas ficam por conta das igrejas já que sempre nadam na grana.

Com essas propostas, o enriquecimento dos clubes brasileiros será latente e será mais fácil segurar os jogadores frente ao assédio do futebol europeu. Assim, a economia e a qualidade do espetáculo futebolístico melhorarão exponencialmente.

-Rodolfo Matos

Origem dos nomes de times argentinos

No futebol argentino, sempre ouvimos falar de Boca Juniors e River Plate, certo? De vez em quando, Vélez Sarsfield, Newell´s Old Boys e Racing aparecem no noticiário de esportes. Mas existem nomes muito menos conhecidos do grande público, como Lanús e Banfield... O que, afinal, significam os nomes dos times argentinos?

O Boca Juniors foi fundado no bairro de La Boca, em Buenos Aires. O Juniors foi colocado só para dar um ar britânico e tirar o estigma de time de bairro.

O grande rival, o River Plate, tem uma origem bem maluca do seu nome: um dos fundadores, Pedro Martínez, encantou-se com as inscrições de enormes caixas vindas da Escócia que ele vira no Porto de Buenos Aires. Elas diziam “River Plate”. Martinez pensou tratar-se do nome Rio da Prata (rio que cruza Buenos Aires) em inglês e assim nomeou o time que nascia. Mas, na verdade, as caixas continham placas de contenção das margens do rio, numa obra que estava em curso na época.

O Vélez Sársfield, do, digamos assim, robusto goleiro Chilavert, homenageia Dalmacio Vélez Sársfield, ilustre jurista criador do código civil argentino. Já o pequeno Lanús homenageia o engenheiro Anacarsís Lanús y Fernandez de Castro, pioneiro na colonização de toda a região que é sede do time.

Pois é, também é curiosa é a origem do nome do Racing de Avellaneda, um dos mais tradicionais times do país: fruto de uma fusão entre times amadores, decidiu-se por Racing pelo nome de uma revista automobilística que estava sobre a mesa de reunião. Um dos poucos argentinos alviverdes, o Banfield homenageia Edward Banfield, inglês que ajudou a construir uma grande ferrovia argentina, a Ferrocarril Sud, ela mesmo homenageada no outro alviverde argentino, o Ferrocarril Oeste, um dos times mais tradicionais do país.

Vice-campeão da Libertadores de 92, o Newell´s Old Boys (Velhos Garotos de Newell), foi nomeado pelos fundadores, ex-alunos do Colégio Inglês de Rosario, em homenagem ao diretor, o inglês Isaac Newell. Também o tradicional San Lorenzo homenageia o diretor de uma escola, o padre Lorenzo Massa, que incentivou seus alunos a montarem um time.

Muitos times argentinos recebem nomes patrióticos, como San Martín (em homenagem ao General José de San Martín, o libertador da Argentina e herói nacional), Nueve de Julio (data da independência argentina, 9 de julho de 1816) e Huracán (furacão em português, que homenageia o nome do balão em que o pioneiro da aviação argentina Jorge Newbery atravessou a América do Sul em 1909). Curiosamente, temos vários times no Brasil chamados Sete de Setembro, apenas 1 chamado Dom Pedro (e Segundo, ainda por cima) e nenhum chamado, por exemplo, 14 Bis.

-por Luiz Fernando Bindi

E$porte e Mídia: A NFL sai em tour

Anheuser-Busch, CarrerBuilder, General Motors e Coca-Cola gastaram em torno de 2 milhões de dólares para poder fazer anúncios durante os intervalos do Super Bowl XLI que foi realizado no último dia 4 de fevereiro. O jogo celebrou o triunfo do Indianapolis Colts sobre o Chicago Bears pelo placar de 29 a 17 em Miami. As empresas pagaram caro pois sabem que mais de 130 milhões de pessoas sintonizarão algum momento da grande final. Final esta que não contou apenas com o jogo em si. Tivemos um pré-jogo conduzido pelo Cirque du Soleil, o hino nacional cantado por Billy Joel, o show do intervalo conduzido por Prince e uma semana inteira de eventos promocionais ao jogo na cidade de Miami.

O Super Bowl é assitido por várias redes ao redor do mundo, totalizando uma transmissão em mais de 200 países e territórios. Aqui no Brasil tivemos um recorde de redes transmitindo o evento (ESPN, Bandsports e Band), mas ainda assim o futebol americano está longe de ser um esporte popular no resto do mundo. Futebol, Rugby, Basquetebol e até mesmo o beisebol vencem o futebol americano por léguas de distância. Tanto é que todos esses esportes tem pelo menos um campeonato mundial da modalidade, isso não se repete no caso do futebol americano.

Indubitávelmente o football é o jogo mais popular dos EUA. Diz-se que o beisebol é o "passatempo favorito da América", mas se é assim eu parafraseio Chris Berman (proeminente apresentador da ESPN americana) quando diz que o futebol americano então é "a paixão favorita da América". O interessante é notar que a liga profissional consolidou-se mesmo no final da década de 60 e em 1970 nós tivemos a união entre AFL e NFL gerando o liga que temos hoje. O que realmente sedimentou o football no coração do povo foi o jogo universitário, mas isso não vem exatamente ao caso.

O que vem ao caso é destacar os esforços da NFL em tentar globalizar seu jogo. Pois o mercado local vai bem sim, obrigado. Mas a NFL sabe que há um crescimento interessante no football e suas variantes. Aqui no Brasil, por exemplo, podemos perceber as equipes de football de praia se organizando cada vez mais em torno do Carioca Bowl. Vemos também equipes de flag se desenvolvendo em São Paulo e outras equipes pipocando Brasil afora. Se neste país que é o do futebol da bola redonda, observar estes avanços é muito interessante e certamente é um alvo em potencial para a NFL. A National Football League já tem uma liga internacional: a NFL Europa, mas esta só tem alguma penetração mesmo na Alemanha. Na prática mesmo, ela só serve para mandar alguns jogadores jovens para ganhar experiência.

O que realmente é interessante é que a partir da temporada 2005 a NFL vislumbrou uma oportunidade interessante, que é a de levar o seu show para fora dos Estados Unidos. A primeira tentativa deu-se no dia 2 de Outubro de 2005, quando San Francisco 49ers e Arizona Cardinals se chocaram em pleno Estádio Azteca na Cidade do México. O jogo foi um sucesso extraordinário, estabelecendo um recorde na temporada regular de 103 467 espectadores. Em vista desse sucesso a NFL fará duas incursões em terras estrangeiras nessa próxima temporada que se anuncia.

No próximo dia 8 de agosto a NFL vai a Beijing para a apresentação do China Bowl, um jogo de pré-temporada entre New England Patriots e Seattle Seahawks. A partida será jogada no Estádio dos Trabalhadores (foto ao lado) que tem uma capacidade de 70 161 espectadores. O jogo serivrá para marcar o início da contagem regressiva de um ano para os próximos Jogos Olímpicos. Aqui no Brasil o jogo terá transmissão da ESPN.


Com a temporada já rolando, será a vez de Londres receber um jogo da liga. Partida válida pela oitava semana entre New York Giants e Miami Dolphins será jogado no novíssimo Estádio Wembley (foto a direita). No Brasil a previsão é que o Bandsports transmita a partida.

Está nos planos da liga continuar fazendo pelo menos dois jogos fora dos Estados Unidos por temporada até 2011 e certamente será um tremendo interesse para cativar novos fãs do esporte ao redor do mundo, e afinal eu também posso sonhar com uns touchdowns no Maracanã, por que não?

Curtas

-Depois da NHL, agora é a vez da NBA assinar parceria com o Youtube para a disponibilização de materiais para o já consagrado site de vídeos. Os usuários poderão continuar a fazer upload de vídeos relacionados a NBA , mas alguns poderão ser deletados.

-O SC Corinthians Paulista inaugura sua universidade. Serão ministrados cursos de administração de empresas e educação física na antigo prédio administrativo do clube, dentro do Parque São Jorge. Essa iniciativa faz parte de um acordo efetuado com a UniSant'anna.

-A Futebol Brasil Associados, empresa que gere a segunda divisão do Campeonato Brasileiro planeja agregar um patrocinador ao nome oficial da competição. "Nós estamos trabalhando desde dezembro para fechar esse patrocínio. A melhor proposta que recebemos foi de uma multinacional de refrigerantes. Devemos concluir o negócio até o fim da próxima semana", afirma José Neves Filho, presidente da FBA.

-TC Muniz Relvas
Com informações da Máquina do Esporte

Esporte na TV ao vivo para o dia 6/3/2007

16:45h - Liverpool x Barcelona
Futebol > Liga dos Campeões da UEFA - ESPN

16:45h - Valencia x Internazionale
Futebol > Liga dos Campeões da UEFA - ESPN Brasil

19:00h - Telemig Celular x UCS
Voleibol > Superliga Masculina - SporTV

21:00h - Gimnasia La Plata x Deportivo Pasto
Futebol > Copa Libertadores - SporTV

23:30h - El Nacional x Libertad
Futebol > Copa Libertadores - SporTV

-Vitor Costa da Silva
Originalmente publicado no TV no Esporte

Resultados do dia 5/3/2007

BASQUETEBOL

NBA
Temporada regular

Cleveland 91x85 Houston
Orlando 99x81 Milwaukee
Detroit 93x111 Golden State
Miami 88x81 Atlanta
Utah 120x95 Charlotte
LA Clippers 74x88 San Antonio

FUTEBOL

-Futebol Nacional

Campeonato Alagoano
Taça Alagoas, 2° turno, 2ª rodada

Alagoano 2x2 Penedense

Campeonato Potiguar
1ª fase, 7ª rodada

Corinthians 1x2 Potiguar (Mossoró)

Campeonato Sergipano
9ª rodada

Pirambu 1x2 Lagartense

-Futebol Internacional

Liga dos Campeões da CAF
1ª fase, jogo de ida

Al-Ittihad Tripoli 4x1 FNIS

Copa Setanta
Fase de grupos

Portadown 2x2 Dungannon
Linfield 1x1 Glentoran

Campeonato Escocês
29ª rodada

Motherwell 0x2 Heart of Midlothian

Campeonato Húngaro
19ª rodada

Debrecen 1x0 Kaposvari Rakoczi

Campeonato Indiano
8ª rodada

Hinudustan Aeron 0x3 JCT

Campeonato Português
20ª rodada

Boavista 0x0 Belenenses

HÓQUEI SOBRE O GELO

NHL
Temporada regular

NY Rangers 2x1 NY Islanders

-TC Muniz Relvas

domingo, 4 de março de 2007

Esporte na TV ao vivo para o dia 4/3/2007

10:00h – Jogos Mundiais de Verão: Fast Triatlo
Globo
10:00h – Paulista A3: Osasco x Hortolândia
Rede Vida
11:00h – Camp. Italiano: Fiorentina x Torino
TV Esporte Interativo e NGT (Ao vivo)
11:00h – Camp. Italiano: Lazio x Sampdoria
ESPN
11:00h – Camp. Italiano: Cagliari x Atalanta
ESPN Brasil
11:00h – Camp. Italiano: Messina x Palermo
RAI Internacional
13:00h – Camp. Espanhol: Espanyol x Villarreal
ESPN
13:00h – Camp. Inglês: West Ham x Tottenham
TV Esporte Interativo e NGT
13:00h – Taça Brasil de Futsal: Decisão
SporTV
14:00h – Camp. Francês: Sochaux x Nantes
SporTV2
14:00h – NLB Feminina: Piracicaba x Santos
ESPN Brasil
15:00h – Camp. Espanhol: Real Madrid x Getafe
Sky + DirecTV
15:30h – Camp. Italiano: Juventus x Piacenza
RAI Internacional
16:00h – Camp. Carioca: Flamengo x Madureira
Globo (RJ/Rede) e Premiere FC
16:00h – Camp. Paulista: Corinthians x Palmeiras
Globo (SP/Rede), Band e Premiere FC
16:00h – Camp. Mineiro: América x Cruzeiro
Globo (MG) e Premiere FC
16:00h – Camp. Gaúcho: Novo Hamburgo x Inter
RBS (RS e SC) e Premiere FC
16:00h – Camp. Pernambucano: Cabense x Sport
Globo Nordeste (PE)
16:00h – Camp. Paranaense: Cianorte x Galo Adap
RPC
16:00h – Camp. Cearense: Icasa x Fortaleza
Verdes Mares
16:00h – Camp. Catarinense: Juventus x Figueirense
Record (SC)
16:00h – Camp. Paraibano: Campinense x Sousa
TV Correio
16:00h – Camp. Baiano: Camaçari x Bahia
TV Itapoan
16:00h – NLB Feminina: Uberaba x Araraquara
ESPN Brasil
16:30h – Camp. Português: União Leiria x Sporting
TV Esporte Interativo, NGT e BandSports
17:00h – Camp. Espanhol: Recreativo x Atl. Madrid
ESPN
18:10h – Camp. Paulista: Santos x Paulista
SporTV
18:10h – Camp. Paulista: Ponte Preta x Santo André
Premiere Futebol Clube
18:10h – Camp. Gaúcho: Juventude x Veranópolis
Premiere Futebol Clube
18:10h – Sul-Americano Sub-17: Brasil x Peru
TV EI, NGT e ESPN Brasil

-Vitor Costa da Silva
Originalmente publicado no TV no Esporte

sábado, 3 de março de 2007

Goleiros proibidos de pegarem pênaltis

Não é possível. Quem foi o IDIOTA que criou uma regra extremamente ridícula como essa de não poder se adiantar na hora dos pênaltis? Sinceramente, é lamentável uma coisa dessa. Tem tanta coisa que eles podiam inventar nas regras, mas tinha que fazer isso, que na minha opinião, é uma palhaçada tremenda.

Por exemplo. Esse negócio de toque de mão. Intencionalmente ou não, TEM QUE DAR FALTA OU PÊNALTI! Pra acabar com essa palhaçada. Mas a FIFA não vê isso e começa a inventar regras idiotas.

Desde novembro do ano passado não vejo uma partida em que o goleiro pegou pênaltis (exceto a decisão por pênaltis de Flamengo x Vasco, que se fosse ver a regra, era pra mandar TODOS os pênaltis voltarem, porque em todos os goleiros se adiantaram). Essa regra é tremendamente besta.

Como querem que o goleiro pegue um pênalti, se ele não pode se mexer? Tem que ficar parado em cima da linha? Eu acho que deveria ser o seguinte: o goleiro poder dar pelo menos dois passos pra poder se equilibrar pra fazer a defesa. Se houver invasão de área, volta o pênalti. Se a bola bater na trave, ou se for pra fora, mesmo se o goleiro se adiantar, não é pra mandar voltar.

Ou a FIFA quer que seja proibido o goleiro pegar pênaltis (o que está acontecendo ultimamente)? Quer que pênalti fique sendo sinônimo de gol?

- Vitor Costa

00:30h – ESPN
Basquetebol > NBA: Denver Nuggets x Houston
04:00h - NHK
Futebol > Campeonato Japonês: Urawa Red Diamonds x Yokohama F-Marinos
09:45h – TV EI, ESPN Brasil e NGT
Futebol > Campeonato Inglês: Liverpool x Manchester United
10:00h – SporTV
Futsal > Taça Brasil: Jogo a definir
11:30h – ESPN Brasil
Futebol > Campeonato Alemão: Hertha Berlin x Bayern München
12:00h – TV EI, ESPN e NGT
Campeonato Inglês: Arsenal x Reading
12:00h – SporTV
Voleibol > Superliga Feminina: Rexona-Ades x Vôlei Futuro
12:00h – BandSports
Tênis > ATP de Dubai, final: Roger Federer x Mikhail Youzhny
13:10h – SporTV2 e TV5
Futebol > Campeonato Francês: Saint Etienne x Olympique Lyonnais
14:00h – TV EI e NGt
Futebol > Campeonato Italiano: Livorno x Internazionale
14:00h - RAI
Futebol > Campeonato Italiano 2: Cesena x Bologna
14:15h – ESPN Brasil
Futebol > Campeonato Inglês: Portsmouth x Chelsea
15:00h – Speed
Automobilismo > Grand-Am: 500km da cidade do México
15:00h – SporTV
Voleibol > Superliga Masculina: Cimed x Lupo/Náutico
15:15h – SporTV2
Futsal > Taça Brasil: Jogo a definir
16:00h – Premiere FC
Futebol > Campeonato Mineiro: Caldense x Atlético Mineiro
16:00h – ESPN
Futebol > Campeonato Espanhol: Valencia x Celta
16:00h – TV Diário e NSC
Futebol > Campeonato Cearense: Maranguape x Itapipoca
16:30h – TV EI e BandSports
Futebol > Campeonato Italiano: AC Milan x ChievoVerona
17:00h - SporTV2
Tênis > ATP Las Vegas: Primeira semi-final
18:00h – Sky+Directv
Futebol > Campeonato Espanhol: Sevilla x Barcelona
18:00h – SporTV2
Vôlei de Praia > Circuito Banco do Brasil, etapa de Porto Alegre
18:00h – ESPN Brasil
Basquetebol > Liga Sul-Americana: Unimed/Franca x Gatos
18:10h – Premiere FC
Futebol > Campeonato Gaúcho: São José/POA x Grêmio
18:10h – Premiere FC
Futebol > Campeonato Paulista: Juventus x São Paulo
18:10h – SporTV
Futebol > Campeonato Paulista: São Caetano x Ituano
18:30h – BandSports
Basquetebol > NCAA: Tennesse x Georgia
18:30h – TV EI, Cultura e NGT
Futebol > Campeonato Português: Desportivo das Aves x Benfica
20:00h – ESPN Brasil
Futebol > Campeonato Paulista Série A2: Palmeiras B x Nacional
21:30h – ESPN
Tênis > WTA de Acapulco, final: Emilie Loit x Flavia Penneta
22:00h – BandSports
Motociclismo > Mundial de Superbike: Etapa da Austrália
23:30 - ESPN
Tênis > ATP de Acapulco, final: Juan Ignacio Chela x Carlos Moyá

-Vitor Costa da Silva com pequenas alterações por TC Muniz Relvas
Este post foi originalmente publicado no TV no Esporte
Este post também contou com informações do Papo de Mídia

Resultados do dia 3/3/2007

BASQUETEBOL

NBA
Temporada regular

Philadelphia 117x112 Memphis
Washington 93x92 Atlanta
Toronto 81x94 Milwaukee
New York 106x97 Golden State
Miami 85x82 Detroit
Minnesota 83x109 Utah
San Antonio 98x74 Orlando
Chicago 104x93 New Orleans/Oklahoma City
Phoenix 115x90 Indiana
Denver 97x108 Houston
LA Lakers 108x116 Sacramento

FUTEBOL

-Futebol Internacional

Copa da Confederação CAF
Segunda fase, jogos de ida

ASO Chlef 0x0 ENPPI
Cotonchad 2x0 Al-Marrekh

Campeonato Sul-Africano
24ª rodada

Maritzburg United 1x1 Benoni Premier United

Campeonato Alemão
24ª rodada

Schalke 04 0x2 Hamburger

Campeonato Argentino
Torneio Clausura, 4ª rodada

Colón 1x2 Gimnasia La Plata
Racing 0x1 Newell's Old Boys

Campeonato Belga
24ª rodada

Roeselare 3x1 Zulte-Waregem

Campeonato Ecuatoriano
Torneio Apertura, 5ª rodada

Barcelona 1x0 El Nacional
Deportivo Cuenca 3x1 Azogues

Campeonato Eslovaco
Fase final, 1ª rodada

Senec 2x1 Dukla Banska Bystrica

Campeonato Georgiano
15ª rodada

Dila Gori 1x2 Dinamo Tbilisi
Sioni Bolnisi 1x0 Georgia Tibilisi
Kakheti Telavi 0x5 Tbilisi
Lokomotiv Tbilisi 0x0 Borjomi
Torpedo Kutaisi 2x0 Chikhura Sachchere
Zestafoni 1x1 Merani Tbilisi

Campeonato Holandês
27ª rodada

NEC Nijmegen 0x3 Twente

Campeonato Húngaro
19ª rodada

MTK Budapeste 0x0 Pecs

Campeonato Paraguaio
Torneio Apertura, 6ª rodada

Cerro Porteño 3x1 Nacional

Campeonato Polonês
16ª rodada

GKS Belchatow 6x0 Gornik Leczna
Cracovia Krakow 0x0 Legia Varsóvia

Campeonato Português
20ª rodada

Paços de Ferreira 1x0 Vitória Setúbal

Campeonato Romeno
21ª rodada

Jiul Petrosani 0x1 Gloria Bistrita

Campeonato Turco
23ª rodada

Bursaspor 0x0 Antalyaspor

HÓQUEI SOBRE O GELO

NHL
Temporada regular

Carolina 3x2 Pittsburgh
Detroit 6x2 Chicago
New Jersey 3x4 Toronto
Atlanta 4x2 Ottawa
Buffalo 8x5 Montreal
Dallas 2x3 Columbus
Anaheim 3x1 San Jose

TÊNIS

ATP Acapulco
Semi-finais

Juan Ignacio Chela vence Agustin Calleri por abandono
Carlos Moyá 2x1 Juan Carlos Ferrero

ATP Dubai
Semi-finais

Roger Federer 2x0 Tommy Haas
Mikhail Youzhny 2x0 Robin Soderling

ATP Las Vegas
Quartas-de-final

Marat Safin 2x0 Fernando Verdasco
Jurgen Melzer 2x1 Jan Hernych
Evgeny Korolev 2x0 Sam Querrey
Lleyton Hewitt 2x0 Feliciano López

WTA Acapulco
Semi-finais

Emilie Loit 2x1 Julia Schruff
Flavia Pennetta 2x0 Sara Errani

WTA Doha
Semi-finais

Justine Henin 2x1 Jelena Jankovic
Svetlana Kuznetsova 2x0 Daniela Hantuchova

-TC Muniz Relvas

sexta-feira, 2 de março de 2007

E o Picerni?

Reta final do Brasileirão do ano passado. O Palmeiras segue mal das pernas e não consegue se ver livre do fantasma do rebaixamento. A diretoria despacha Marcelo Villar e traz para o seu lugar um velho conhecido da torcida, Jair Picerni.

Ele chega ao Verdão respaldado pelo bom trabalho que havia feito no clube em 2003, com o título - conquistado de maneira soberana - da Série B. Acabou não ficando no Palmeiras no ano seguinte e daí por diante perambulou por vários clubes, inclusive pelo São Caetano, onde viveu o melhor momento de sua carreira, entre 2000 e 2002.

Voltando ao Brasileiro de 2006. Picerni não consegue fazer o Palmeiras jogar bem mas, pela ruindade dos adversários, o rebaixamento não vem. O técnico acha então que tem emprego garantido para 2007 mas a diretoria resolve trocá-lo pelo treinador-revelação do campeonato, Caio Júnior.

E agora falando de notícias atuais: só fui saber que Jair Picerni tinha ido para o Sertãozinho quando li a notícia de sua saída, veiculada pelo Futebol Interior (clique aqui para ler).

A matéria do FI, muito mais opinativa do que prega o jornalismo sério, chama Picerni de "ex-treinador em atividade". Apesar da deselegância e da impropriedade do uso do termo na reportagem, não se pode dizer que a análise é de todo equivocada. O que será da carreira de Picerni a partir de hoje? Bem difícil dizer. Mas parece que o caminho dele é mesmo a aposentadoria.

- Olavo Soares

Sevilla contra o "Efeito Europa"

Um dos fenômenos mais vistos no futebol da Europa nos últimos anos é a rápida ascensão e ainda mais rápido declínio dos times médios dos principais centros do continente.

Com os grandes clubes de Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália freqüentemente oscilando na classificação de seus campeonatos a cada ano, começaram a abrir brechas para que times como Osasuna, Celta e Chievo, para citar só alguns, conseguissem chegar à Liga dos Campeões e Copa da UEFA com relativa naturalidade. Mas o problema todo consiste em que, após fazerem grandes campanhas e obterem a vaga para as competições européias, no ano seguinte esses clubes afundam e voltam à sua condição de coadjuvantes ou até pior, caem para a segunda divisão de seus respectivos países.

O que normalmente acontece com esses times médios ou pequenos é que quando conseguem fazer uma grande campanha com bons jogadores, não conseguem segurá-los, perdendo-os para clubes com maior poder econômico. Tendo que repor as peças com rapidez e qualidade, começam a contratar jogadores que recebem mais do que o time pode pagar, talvez esperando a premiação por suas participações nas competições da UEFA. Com um time desentrosado e não muito identificado com o clube e com a torcida, a desclassificação vira questão de tempo. E se não conseguem uma nova classificação para a Europa para a temporada seguinte, o estrago está feito. Com um elenco caro demais para a sua receita, o time só tende a decair, o que fatalmente acontece.

Exemplos não faltam: Villareal, Hamburgo, Real Sociedad, Udinese, Betis, Leeds United, Mallorca, além dos já citados anteriormente. Como podemos ver, um mal mais presente na Espanha do que nos outros países.

A bola da vez nesse caso é o Sevilla. O clube espanhol vem fazendo boas campanhas após sua queda à Serie B anos atrás, batendo na trave duas vezes na classificação à UCL e ficando com o título da última Copa da Uefa. Nesta temporada, a Liga dos Campeões parece algo certo, e o título é uma possibilidade. Até aí, muitos já chegaram, mas o problema é conseguir se manter nesse nível e fazer com que seu apogeu não seja o de entrar apenas para disputar a principal taça da Europa.

Por enquanto, os vermelhos da Andaluzia parecem estar fazendo tudo certo. Não se assustaram após o título em Eindhoven e as constantes boas campanhas na Liga espanhola e procuram sempre melhorar seu elenco sem fazer loucuras. Kanouté, Poulsen, Palop e Chevantón são apenas alguns dos bons nomes que desembarcaram no Ramón Sánchez-Pizjuán nos últimos tempos, contratados com o dinheiro das vendas de Julio Baptista, Reyés e Sergio Ramos.

A temporada 07/08 será o ano da verdade para os rivais do Bétis. Será a hora de mostrar que vieram pra ficar e que não cometerão os mesmos erros de seus adversários. Talvez inspirados pelo Lyon, que há menos de uma década atrás não era nem muito conhecido fora da França, e desde que sentiu o gostinho de ser campeão e reconhecido não largou mais o osso. Conseguiu superar esse tal "fenômeno" e se agigantou de vez. Ainda parece não ter camisa para vencer uma UCL, mas isso já é assunto para outro dia. Hoje, só posso dizer mais que torço seriamente para que o Sevilla seja o "novo Lyon" ao invés de ser o "novo Celta" ou a "nova Udinese".

-Guilherme Daroit com o auxílio involuntário de Paulo Torres.

As siglas do futebol holandês

Quem acompanha futebol sabe que o Campeonato Holandês é uma sopa de letrinhas. PSV, NAC, NEC, AZ e outras equipes fazem a festa dos que gostam de siglas. Mas não são muitos os que sabem o que se esconde por trás dessas combinações de letras e o Anônimos FC apresenta o quão curiosas são essas letrinhas.

ADO Den Haag
Nome completo: Alles Door Oefening Den Haag
Significado: "Alles Door Oefening" significa "Tudo através da Prática"

AZ

Nome completo: Alkmaar Zaanstreek
Significado: O time carrega estes dois nomes pois nasceu de uma fusão entre o Alkmaar'54 e o FC Zaanstreek

NAC

Nome completo: Nooit Opgeven Altijd Doorzetten Aangenaam Door Vermaak En Nuttig Door Ontspanning Combinatie
Significado: Como vocês podem ver, o nome é muito maior do que parece. O N representa a frase "Nooit Opgeven Altijd Doorzetten", que signifca "Nunca desista, sempre persevere". O A representa "Aangenaam Door Vermaak En Nuttig Door Ontspanning" que por sua vez significa "Agradável por seu entertenimento e útil por sua descontração". o C é de Combinatie, simplesmente equipe.

NEC Nijemegen

Nome completo: Nijmegen Eendracht Combinatie Nijmegen
Significado: "Nijmegen Eendracht Combinatie" soaria como "Equipe Unida de Nijmegen"

PSV

Nome completo: Philips Sport Vereniging
Siginificado: Esse é bem simples até. Ficaria como "União de Esportes Philips". A Philips referida é a famosa companhia de eletrônicos.

RKC Waalwijk

Nome completo: Rooms Katholieke Combinatie Waalwijk
Significado: "Rooms Katholieke Combinatie" é algo como "Time da Igreja Católica"

Roda JC Kerkrade

Nome completo: Sport Vereniging Roda Juliana Combinatie Kerkrade
Significado: Pode-se dizer que o Roda é uma espécie de Paraná do futebol holandês. A equipe nasceu da fusão de várias equipes da cidade de Kerkrade. Em 1954 SV Kerkrade e SV Bleijerheide se uniram e fundaram o Roda Sport. No mesmo ano, Rapid '54 e Juliana se uniram para formar o Rapid JC. em 1962, Rapid JC e Roda Sport se uniram para formar o atual Roda JC. O significado do nome completo do atual time seria algo como "Equipe da União Esportiva Roda Juliana Kerkrade"

AGOVV Apeldoorn
Nome completo: Alleen Gezamenlijk Oefenen Voert Verder Apeldoorn
Siginificado: O nome atual do time significa algo como "Somente a prática nos traz adiante". Porém esse não é o nome original do clube. Em 1921 a equipe se filiaria à liga de seu estado com o seguinte nome: "Apeldoornse GeheelOnthoudersvoetbalvereniging Steeds Voorwaarts" (algo como "Alcóolicos Abstênios de Apeldoorn Sempre Adiante FC"). Mas já havia um time registrado como Steeds Voorwaarts e a mudança de nome foi feita.

HFC Haarlem

Nome completo: Haarlemse Football Club Haarlem
Significado: Um tanto óbvio. "Clube de Futebol de Haarlem"

MVV

Nome completo: Maastrichtse Voetbal Vereniging
Significado: União de Futebol de Maastricht

RBC Roosendaal

Nome completo: Roosendaalse Boys Combinatie Roosendaal
Significado: Equipe de Garotos de Roosendaal

TOP Oss
Nome completo: Tot Ons Plezier Oss
Significado: "Tot Ons Pleizer" soa como "Através do Nosso Prazer"

TONEGIDO
Nome completo: Tot Ons Nut En Genoegen Is Deze Opgericht
Significado: Algo como "Feito Para Seu Prazer e Deleite"

VVV Venlo
Nome completo: Venlose Voetbal Vereniging Venlo
Significado: União de Futebol de Venlo

-TC Muniz Relvas e Luiz Fernando Bindi
Originalmente publicado no Testemunha do Esporte.

Esporte na TV ao vivo para o dia 2/3/2007

07:00 - Bandsports: Tênis > ATP Dubai > Robin Soderling x Mikhail Youzhny
12:00 - Bandsports: Tênis > ATP Dubai > Roger Federer x Tommy Haas
16:30 - TV Esporte Interativo e NGT: Futebol > Campeonato Alemão > Schalke 04 x Hamburger
20:00 - ESPN: Tênis > ATP Acapulco > partida a definir
20:00 - ESPN Brasil: Basquetebol > Liga-Sul Americana > Unimed/Franca x San José
20:30 - SporTV: Futsal > Taça Brasil > Comary x Universo
00:30 (dia seguinte) - ESPN: Basquetebol > NBA > Denver x Houston

-TC Muniz Relvas