Aos marinheiros de primeira viagem...

Caros amigos do esporte, sejam bem vindos ao Anônimos FC. Um blog que pretende te passar as informações mais relevantes junto a bons textos escritos por pessoas comuns que vêem o esporte como você. Com paixão, mas também com uma certa dose de ponderação e um gosto pelo alternativo, o inusitado. Nossa proposta é trazer o que há de relevante, sem rodeios. Você pode observar logo de cara a programação das TVs ao vivo e os resultados da NBA e dos epsortes americanos nos gadgets aí ao lado. Logo abaixo temos o Soccerway com resultados das mais diversas ligas de futebol ao redor do mundo e um pouco mais abaixo estão os textos que não deixam a desejar. Esperamos que vocês gostem.


Efusivos abraços a todos
TC Muniz Relvas

Google Agenda

Soccerway

terça-feira, 6 de março de 2007

E$porte e Mídia: A NFL sai em tour

Anheuser-Busch, CarrerBuilder, General Motors e Coca-Cola gastaram em torno de 2 milhões de dólares para poder fazer anúncios durante os intervalos do Super Bowl XLI que foi realizado no último dia 4 de fevereiro. O jogo celebrou o triunfo do Indianapolis Colts sobre o Chicago Bears pelo placar de 29 a 17 em Miami. As empresas pagaram caro pois sabem que mais de 130 milhões de pessoas sintonizarão algum momento da grande final. Final esta que não contou apenas com o jogo em si. Tivemos um pré-jogo conduzido pelo Cirque du Soleil, o hino nacional cantado por Billy Joel, o show do intervalo conduzido por Prince e uma semana inteira de eventos promocionais ao jogo na cidade de Miami.

O Super Bowl é assitido por várias redes ao redor do mundo, totalizando uma transmissão em mais de 200 países e territórios. Aqui no Brasil tivemos um recorde de redes transmitindo o evento (ESPN, Bandsports e Band), mas ainda assim o futebol americano está longe de ser um esporte popular no resto do mundo. Futebol, Rugby, Basquetebol e até mesmo o beisebol vencem o futebol americano por léguas de distância. Tanto é que todos esses esportes tem pelo menos um campeonato mundial da modalidade, isso não se repete no caso do futebol americano.

Indubitávelmente o football é o jogo mais popular dos EUA. Diz-se que o beisebol é o "passatempo favorito da América", mas se é assim eu parafraseio Chris Berman (proeminente apresentador da ESPN americana) quando diz que o futebol americano então é "a paixão favorita da América". O interessante é notar que a liga profissional consolidou-se mesmo no final da década de 60 e em 1970 nós tivemos a união entre AFL e NFL gerando o liga que temos hoje. O que realmente sedimentou o football no coração do povo foi o jogo universitário, mas isso não vem exatamente ao caso.

O que vem ao caso é destacar os esforços da NFL em tentar globalizar seu jogo. Pois o mercado local vai bem sim, obrigado. Mas a NFL sabe que há um crescimento interessante no football e suas variantes. Aqui no Brasil, por exemplo, podemos perceber as equipes de football de praia se organizando cada vez mais em torno do Carioca Bowl. Vemos também equipes de flag se desenvolvendo em São Paulo e outras equipes pipocando Brasil afora. Se neste país que é o do futebol da bola redonda, observar estes avanços é muito interessante e certamente é um alvo em potencial para a NFL. A National Football League já tem uma liga internacional: a NFL Europa, mas esta só tem alguma penetração mesmo na Alemanha. Na prática mesmo, ela só serve para mandar alguns jogadores jovens para ganhar experiência.

O que realmente é interessante é que a partir da temporada 2005 a NFL vislumbrou uma oportunidade interessante, que é a de levar o seu show para fora dos Estados Unidos. A primeira tentativa deu-se no dia 2 de Outubro de 2005, quando San Francisco 49ers e Arizona Cardinals se chocaram em pleno Estádio Azteca na Cidade do México. O jogo foi um sucesso extraordinário, estabelecendo um recorde na temporada regular de 103 467 espectadores. Em vista desse sucesso a NFL fará duas incursões em terras estrangeiras nessa próxima temporada que se anuncia.

No próximo dia 8 de agosto a NFL vai a Beijing para a apresentação do China Bowl, um jogo de pré-temporada entre New England Patriots e Seattle Seahawks. A partida será jogada no Estádio dos Trabalhadores (foto ao lado) que tem uma capacidade de 70 161 espectadores. O jogo serivrá para marcar o início da contagem regressiva de um ano para os próximos Jogos Olímpicos. Aqui no Brasil o jogo terá transmissão da ESPN.


Com a temporada já rolando, será a vez de Londres receber um jogo da liga. Partida válida pela oitava semana entre New York Giants e Miami Dolphins será jogado no novíssimo Estádio Wembley (foto a direita). No Brasil a previsão é que o Bandsports transmita a partida.

Está nos planos da liga continuar fazendo pelo menos dois jogos fora dos Estados Unidos por temporada até 2011 e certamente será um tremendo interesse para cativar novos fãs do esporte ao redor do mundo, e afinal eu também posso sonhar com uns touchdowns no Maracanã, por que não?

Curtas

-Depois da NHL, agora é a vez da NBA assinar parceria com o Youtube para a disponibilização de materiais para o já consagrado site de vídeos. Os usuários poderão continuar a fazer upload de vídeos relacionados a NBA , mas alguns poderão ser deletados.

-O SC Corinthians Paulista inaugura sua universidade. Serão ministrados cursos de administração de empresas e educação física na antigo prédio administrativo do clube, dentro do Parque São Jorge. Essa iniciativa faz parte de um acordo efetuado com a UniSant'anna.

-A Futebol Brasil Associados, empresa que gere a segunda divisão do Campeonato Brasileiro planeja agregar um patrocinador ao nome oficial da competição. "Nós estamos trabalhando desde dezembro para fechar esse patrocínio. A melhor proposta que recebemos foi de uma multinacional de refrigerantes. Devemos concluir o negócio até o fim da próxima semana", afirma José Neves Filho, presidente da FBA.

-TC Muniz Relvas
Com informações da Máquina do Esporte

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog... Vida Longa a ele!!!

E pelo visto meu Titans ñ fará excursão alguma pelo esterior...

Anônimo disse...

O caminha inverso já foi feito, tava na hora de eles tomarem o mesmo rumo também.


No Maracanã? No creo.