O FUTEBOL EUROPEU É MELHOR QUE O SUL AMERICANO
No dia em que Claudia Leitte se casou sem sequer me conhecer antes, o amigo Hebert Polizel, da excelente comuna Mauro Beting, daquele Orkut dos infernos, propõe uma interessante discussão: o futebol europeu é mesmo melhor que o sul-americano?
Coloco alguns temas e o que penso sobre eles
A diferença, que parece ser tão gritante no papel e nos campeonatos de cada continente, é realmente tão grande assim ou somos nós que temos esta mania de extrema valorizaração do futebol europeu?
Nós temos mania de valorizar o futebol europeu. Nós vemos todo dia campeonatos de Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Itália, Holanda e Alemanha. Vemos amistosos de Chipre a Islândia. Quantos de nós vemos campeonatos da Colômbia, Equador, Chile e Uruguai? Vemos um jogo por semana do argentino e nosso brasileiro.
Quando vemos sul-americanos, é na Libertadores, que por critérios tortos de escolha dos times, nem sempre mostra o que tem de melhor em cada país.
* * *
Os times sul americanos jogam o Mundial de Clubes de igual pra igual porque levam o jogo a sério, ao contrário dos europeus, que estão lá mais pra cumprir uma formalidade.
Não sei. A cara que os jogadores do Barcelona fizeram após a derrota para o Inter me mostraram o contrário. Apesar dos europeus darem mesmo menos bola que nós para o Mundial, eles não querem perdê-lo. E vejam, sustento que o Barcelona entrou em visível parafuso como efeito pós-Mundial.
* * *
Como é um campeonato de jogos eliminatórios, as chances de uma zebra acontecer aumenta. Se o Mundial de Clubes fosse no sistema de pontos corridos, os europeus jogariam com os pés nas costas.
Discordo. Acho que em pontos corridos, a coisa penderia ainda mais para os sul-americanos.
* * *
Apenas os grandes europeus são infitamente melhores. Os clubes médios e pequenos de lá se nivelam com alguns os sul americanos. Mesmo assim, há alguns poucos times daqui que têm condições de jogar de igual para igual e vencer times como Milan, Chelsea, Real, Liverpool, outros.
Concordo. E tem outra: os grandes europeus temeriam o Noroeste de Bauru ou o Arsenal de Sarandí. Nada me afasta desse pensamento.
* * *
Os europeus são bem melhores. O que acontece é que os times sul americanos sempre têm sorte nesses confrontos!
Bobagem.
* * *
Na Europa estão os melhores técnicos, que estudam o futebol como uma ciência e que é lá onde os jogadores são mais disicplinados taticamente?
Não sei. Os nossos técnicos são, de forma geral, muito ruins ou adeptos do joelsantanismo. Ainda prefiro a escola argentina, que alia a qualidade técnica à disciplina tática. Muitos europeus (de uma forma geral, novamente) não conseguem aliar as duas coisas. Mas isso tem mudado: tenho gostado muito de Luciano Spaletti, por exemplo.
* * *
Liverpool e Barcelona não jogaram o que podiam naquelas finais, mas dizer que perderam devido ao salto alto me parece uma justificativa confortável.
Discordo em parte. Eu acho que o Liverpool esmagou o São Paulo de forma categórica. O São Paulo achou o gol.
Já o Barça foi quase inofensivo.
* * *
Fica a discussão....
-por Luiz Fernando Bindi
Nenhum comentário:
Postar um comentário