Aos marinheiros de primeira viagem...

Caros amigos do esporte, sejam bem vindos ao Anônimos FC. Um blog que pretende te passar as informações mais relevantes junto a bons textos escritos por pessoas comuns que vêem o esporte como você. Com paixão, mas também com uma certa dose de ponderação e um gosto pelo alternativo, o inusitado. Nossa proposta é trazer o que há de relevante, sem rodeios. Você pode observar logo de cara a programação das TVs ao vivo e os resultados da NBA e dos epsortes americanos nos gadgets aí ao lado. Logo abaixo temos o Soccerway com resultados das mais diversas ligas de futebol ao redor do mundo e um pouco mais abaixo estão os textos que não deixam a desejar. Esperamos que vocês gostem.


Efusivos abraços a todos
TC Muniz Relvas

Google Agenda

Soccerway

quarta-feira, 14 de março de 2007

Hinos: As obras esquecidas de Lamartine

O ano é 1949 e o Brasil está se preparando para receber no ano seguinte o então “ Campeonato mundial de Futebol ”. Todos estavam se agitando de alguma forma para participar da grande festa que estava se anunciando. Os donos das grandes companhias fonográficas planejavam lançar algo diferente: Um compacto com os hinos dos principais clubes do futebol carioca composto por um grande nome da música.

Depois de alguns contatos o escolhido foi Lamartine Babo, grande compositor de marchinhas de carnaval como O Teu Cabelo Não Nega, Grau 10 e Marcha do Grande Galo. Lamartine nasceu no Rio de Janeiro em 08 de Março de 1904. Começou compondo valsas aos 14 anos, também compôs músicas religiosas e operetas. Mas foi realmente com o carnaval que Lamartine ficou conhecido, recebendo inclusive o título de “ Rei do Carnaval”. Mesmo tendo sido um leigo em técnica musical, Lamartine criou melodias maravilhosas, resultantes de seu espírito inventivo e altamente versátil. Ele criava as melodias instrumentais com sua própria boca (imitando um trombone) e assim os músicos que o acompanhavam faziam as harmonias e os temas instrumentais.

Fanático por futebol e pelo América, fanático a ponto de sair vestido de diabo pelas ruas do Rio de janeiro para comemorar o título carioca de 1960, Lamartine com certeza era a melhor escolha para a composição desses hinos. Mas o lado boêmio do compositor falava mais alto e ele passou meses enrolando os empresários que queriam os hinos para lançar no ano seguinte. Diz a lenda, que Lamartine compôs os seis principais hinos de forma forçada e em uma noite. Os empresários o convidaram para um baile fictício e quando ele chegou na festa, logicamente não havia nada. Lamartine então se viu obrigado a compor naquela noite e fez uma única exigência aos empresários. Deixar o hino do seu clube do coração por último...

Assim, em apenas uma noite Lamartine criou seis grandes obras do futebol brasileiro. Pela ordem de criação daquela noite histórica, Fluminense, Botafogo, Flamengo, Bangu, Vasco da Gama e América. O que só prova a genialidade e versatilidade de Lamartine, pois criar hinos belíssimos em poucas horas (principalmente América, Bangu e Fluminense na minha opinião) é algo para gênios.

Mas o compositor não parou por aí e no ano seguinte em 1950, criou algo que pouca gente sabe da existência: os hinos de São Cristóvão, Bonsucesso, Madureira, Olaria e até do já extinto Canto do Rio, de Niterói. Esses hinos, junto com o do Bangu,que não foi gravado no compacto com os outros cinco hinos, foram apresentados na rádio Mayrink Veiga pelo próprio Lamartine no programa " Trem da Alegria ". "Existem algumas versões sobre a composição destas músicas. Um ano antes, ele tinha feito os hinos dos grandes clubes, que fazem sucesso até hoje. Por isto, uns dizem que ele foi desafiado pelos seus companheiros a compor os hinos restantes. Outros dizem que ele fez essas músicas incentivado por um patrocinador. Ninguém sabe ao certo como começou esta história", disse ,em entrevista à Folha de São Paulo, o músico e produtor Luís Filipe de Lima que recuperou esses hinos.

Pois são esses hinos recém descobertos que realmente interessam nessa coluna, não vou comentar sobre os dos clubes grandes pois todos já conhecem, tocam toda hora e ao contrário dos hinos dos times pequenos são bastante populares.

O hino do bangu é um dos meus favoritos, com uma melodia gostosa de ser ouvida e uma letra sensacional que mostra bem o jeito de lamartine escrever. Citando os grandes jogadores do time (no caso do Bangu, Domingos da Guia), citando os rivais ("a torcida reunida até parece a do Fla-Flu") e enaltecendo as cores do clube. Em praticamente todos os hinos de Babo essas caracteristicas aparecem.

BANGU
O Bangu tem também
A sua história, sua glória
Enchendo seus fãs de alegria
De lá pra cá
Surgiu o Domingos da Guia

Em Bangu se o clube vence
Há na certa um feriado
Comércio fechado
A torcida reunida
Até parece a do Fla-Flu
Bangu! Bangu! Bangu!

O Bangu tem também
Como divisa na camisa
O vermelho sangue a brilhar
E faz cartaz
Estouram foguetes no ar

Em Bangu se o clube vence
Há na certa um feriado
Comércio fechado
A torcida reunida
Até parece a do Fla-Flu
Bangu! Bangu! Bangu!

Lamartine deu ao hino do madureira uma grandiosidade que nenhum outro hino composto por ele tem, ao citar as glórias do time e a alegria da torcida. Como curiosidade, é graças ao hino que a torcida do madureira passou a ser chamada de "tricolores suburbanos". Infelizmente é o único hino sem registro da gravação original.

MADUREIRA
Nosso ideal é lutar
Lutar por ti, Madureira
Queremos ver tua bandeira
A tremular pelo ar
E assim queridos, unidos
Seremos dez, vinte mil
Em cada glória que temos
Daremos pujança ao esporte do Brasil

És, Madureira
Nosso castelo
A nossa catedral ideal
O sol de muitos anos
Dos tricolores suburbanos

Um dos mais simpáticos e singelos hinos compostos por lamartine é o do bonsucesso e isso dá para se perceber logo nas primeiras estrofes quando o autor pede palmas à torcida e ressalta que foi no Bonsucesso que surgiu o diamante negro Leônidas da Silva, provando que babo gostava e entendia de futebol.

BONSUCESSO
Para a torcida rubro-anil
Palmas eu peço (clap! clap!)
Na Leopoldina em cada esquina
Quem domina é o Bonsucesso
Lá surgiu um jogador sensacional
Surgiu Leônidas, o maioral!
Quando a turma joga em casa
A linha arrasa
Que baile... Que troça!
A torcida grita em coro
Não há choro
A vitória hoje é nossa

No hino do olaria lamartine soube muito bem mostrar na letra a forma de que o clube recém formado estava crescendo dia dia e ganhando a simpatia de todos os cariocas. Pessoalmente acho fenomenal a forma que lamartine aponta o futuro do clube como no verso: "Realizando sonhos mil/Tu serás um pioneiro/Dos esportes do Brasil", sem dúvida nenhuma um dos versos mais bonitos em hinos de futebol.

OLARIA
Olaria
Teu esforço e tua glória
Estão crescendo dia-a-dia

Olaria
Tua pujança, tua vida
Envaidecem tua torcida

Olaria
Tua camisa azul e branca
Tem um quê de simpatia
Realizando sonhos mil
Tu serás um pioneiro
Dos esportes do Brasil

Clube da faixa azul celeste
Tu vieste da zona norte
Clube da faixa azul celeste
É o esporte pelo esporte

O hino do Canto do Rio é o que mais me chama a atenção. Nele, Babo deixa o futebol praticamente de lado para enaltecer uma " morena do Canto do Rio ". Segundo pesquisadores, a homenageada era sua namorada na época. Por causa disso, muita gente considerava essa música como uma das várias marchinhas de carnaval que lamartine escreveu, mas com a descoberta das gravações de 1950 ficou claro que a letra foi escrita para o clube de Niterói.

CANTO DO RIO
Aquela morena
Do Canto do Rio
Que torce e faz cena
E causa arrepio
Queimada da praia
Na hora do jogo
Ela desmaia e pega fogo (oi!)

Aquela morena
Do Canto do Rio
Que torce e se agita
Garota bonita
Basta o clube empatar
Ela chora que dói
Foge de Niterói

No estádio formoso
De Caio Martins
Há dias de gozo
Foguetes, clarins
De noite e de dia
A turma sorri
Enche de alegria
Icaraí (oi!)

A grande capacidade que Lamartine tinha de fazer grandes letras sobre temas difíceis fica hino do São Cristóvão. Apesar de, na minha opinião, não ter a mesma grandiosidade dos outros, algumas coisas nesse hino merecem destaque como por exemplo a belíssima introdução e a citação sobre a região onde fica o clube.

SÃO CRISTÓVÃO
São Cristóvão, São Cristóvão
Teu passado é tão belo
Quantas vitórias em Figueira de Melo
Quando vences outro clube
Oh, São Cristóvão, pertences
Aos corações são-cristovenses
Estimulam a tua fibra extraordinária
Os grandes feitos do saudoso Cantuária
Avante São Cristóvão
Por teu bem, por nosso bem
Pela grandeza dos esportes
Que esta terra tem
És de um bairro cuja história
Tem valor profundo
Bairro ditoso de D. Pedro II
Quando vais à zona sul
Jogar com um clube bem forte
Tens a torcida da zona norte
São Cristóvão, São Cristóvão
Teu passado é tão cheio
Aos teus rivais inspiras sempre receio
Avante São Cristóvão
Por teu bem, por nosso bem
Pela grandeza dos esportes
Que esta terra tem

Agora é sua vez caro leitor, esse ainda é um blog sobre futebol e esporte em geral, mas todo fã de esporte que se preze gosta de ouvir hinos e dar um pitaco sobre o assunto. Pois bem, acessem http://www.4shared.com/dir/1690292/5d6bae50/sharing.html que é uma pasta que eu criei com todos os hinos compostos por lamartine (inclusive os dos quatro grandes e do América) e deixem seu comentário. Vale a pena ouvir as gravações originais com lamartine cantando os hinos e comparar com as gravações mais recentes. Acho muito legal...

- Por: Sérgio Oliveira

3 comentários:

Anônimo disse...

TEntei baixar os hinos no link indicado, mas não tem nada lá a não ser músicas modernas. Estou buscando o hino do Olaria ac

Anônimo disse...

Pequena correção: o Canto do Rio continua existindo como clube social em Niterói, o que foi extinto foi o futebol profiisonal.

Cantorriense disse...

Correção da correção:

O Canto do Rio não é nada extinto, é um dos clubes mais importantes de Niterói com extensa atividade social e esportiva, e tampouco o futebol profissional acabou, está apenas na terceira divisão carioca (como o Campo Grande, outro clube tradicional).

Extinto, nunca será.