Aos marinheiros de primeira viagem...

Caros amigos do esporte, sejam bem vindos ao Anônimos FC. Um blog que pretende te passar as informações mais relevantes junto a bons textos escritos por pessoas comuns que vêem o esporte como você. Com paixão, mas também com uma certa dose de ponderação e um gosto pelo alternativo, o inusitado. Nossa proposta é trazer o que há de relevante, sem rodeios. Você pode observar logo de cara a programação das TVs ao vivo e os resultados da NBA e dos epsortes americanos nos gadgets aí ao lado. Logo abaixo temos o Soccerway com resultados das mais diversas ligas de futebol ao redor do mundo e um pouco mais abaixo estão os textos que não deixam a desejar. Esperamos que vocês gostem.


Efusivos abraços a todos
TC Muniz Relvas

Google Agenda

Soccerway

quarta-feira, 21 de março de 2007

Mir futbola: Op de nederlandse draaimolen

Op de nederlandse draaimolen - Sobre o carrossel neerlandês (em neerlandês)

O fato:

Desde Rinus Michels, organizador do famoso time neerlandês do Ajax e da seleção neerlandesa da década de 1970, nunca mais viu-se algo semelhante ao "carrossel holandês" que consiste na polivalência, na inteligência e no preparo físico dos jogadores que foi a última grande revolução tática do futebol.

O diagnóstico:

Para se tentar organizar algo parecido ao "carrossel holandês" é necessário três coisas: a polivalência dos jogadores, o preparo físico dos mesmos e a inteligência para perceber a dinâmica do jogo.
- No primeiro ponto, isso é possível se houvr um sistema de treinamento a longo prazo que estimule os jovens jogadores a treinar em outras posições. No Ajax, por exemplo, o jovem joga um ano em uma posição diferente da posição original.
- O segundo ponto é o mais fácil de se conseguir, já que envolve apenas a necessidade de um bom sistema de condicionamento físico.
- O último ponto é o mais difícil já que envolve uma análise subjetiva. A necessidade é de se ter uma boa visão de jogo para saber o momento de trocar de posição, armar a linha de impedimento, montar a marcação sobre pressão, etc. Mas não é todo dia que aparecem jogadores inteligentes o bastante para isso e quando há, eles nao são preparados para ser polivalentes.

O ponto-chave para que o "carrossel holandês" possa ser repetido pelos jogadores é que precisa haver um sistema coordenado de treinamento tático mais rigoroso do que há no Ajax. Fazendo, por exemplo, um zagueiro passar um ano jogando no meio-campo e outro no ataque para que eles conheçam todas as versões que compõem a dinâmica de uma partida. No caso dos goleiros, botá-los para passar um ano como zagueiros para saber jogarem com a bola nos pés e se entrosarem com a dinânica do estilo. Também é importante estimular a vida escolar dos jogadores. A maioria não termina o ensino médio.

Também deve-se incentivar os técnicos a desenvolverem a tática, já que sem técnico audaz, não há reprodução do "carrossel holandês". O problema é que a maioria deles é incapaz o bastante para fazer algo diferente do 4-4-2 ou do 3-5-2. Isso significa que necessitaremos de uma nova geração de treinadores inteligentes o suficiente para reproduzir a invenção de Rinus Michels.

Rodolfo Matos

Nenhum comentário: