Aos marinheiros de primeira viagem...

Caros amigos do esporte, sejam bem vindos ao Anônimos FC. Um blog que pretende te passar as informações mais relevantes junto a bons textos escritos por pessoas comuns que vêem o esporte como você. Com paixão, mas também com uma certa dose de ponderação e um gosto pelo alternativo, o inusitado. Nossa proposta é trazer o que há de relevante, sem rodeios. Você pode observar logo de cara a programação das TVs ao vivo e os resultados da NBA e dos epsortes americanos nos gadgets aí ao lado. Logo abaixo temos o Soccerway com resultados das mais diversas ligas de futebol ao redor do mundo e um pouco mais abaixo estão os textos que não deixam a desejar. Esperamos que vocês gostem.


Efusivos abraços a todos
TC Muniz Relvas

Google Agenda

Soccerway

terça-feira, 6 de março de 2007

Mir futbola: La nuit de foot

- Os fatos:

É sempre um problema para o Estado brasileiro e para os clubes cuidarem da manutenção dos seus estádios. Na maioria das vezes os jogos não correspondem financeiramente às necessidades de manutenção do estádio, além de que precisam pagar ao pessoal que cuida dos pormenores que permitem a realização do espetáculo esportivo. Por exemplo, o São Paulo na década de 1990 não pode aproveitar o dinheiro da venda de seus jogadores, pois as despesas de manutenção do Morumbi corroiam os cofres do clube paulista.

- Os diagnósticos:

Para resolver o problema, é necessário amplificar a diversidade das utilizações que um estádio pode oferecer. Dependendo do modo de uso, será necessário mudar o horário das partidas ou organizar sessões duplas: jogo + evento. Eis algumas possiblidades que reforçarão os cofres seja dos clubes, seja do Estado:
- Rave: Se as partidas forem transferidas para as noites de sábado, de preferência por volta das dez da noite, será mister pôr uma rave após o jogo para que o público continue consumindo no estádio. Para que isso ocorra, precisa-se de investimento no comércio dentro do estádio, contratar DJs, gastos de iluminação e mais seguranças privados. O preço dos ingressos poderá ser 50% mais caro para custeiar os gastos extras. As conseqüências serão: aumento do público de maior poder aquisitivo que consome mais, aumento da vida cultural no bairro onde há o estádio devido à movimentação noturna e os ganhos dos proprietários com turismo podem diminuir o temor com as despesas do estádio. Só deve-se ressaltar que as raves só devem ocorrer nas arquibancadas e nas gerais, evitando as cadeiras e o gramado.
- Cinema noturno: Se não forem possíveis as raves, que façam sessões abertas de cinema em vários telões que serão instalados no gramado. O público poderá ficar na grama deitado ou com lençol por baixo e ver o filme tranqüilamente. O gasto extra só se limitará à iluminação e ao uso dos projetores, não necessitando onerar muito o pagante no bilhete.
- Cadeião de fim-de-semana: Como é comum em muitos estádios a ação violenta das torcidas organizadas, pode-se fazer com que elas fiquem confinadas nos estádios após as partidas. O problema é que os clubes dependeriam do Estado para receberem as verbas de cuidado com os presos de momento nos estádios. Como os torcedores são presos e em seguida liberados, o efeito da prisão só durará nos finais de semana.
- Shows: Sempre reclama-se de que os shows em estádios destróem o gramado. A solução é mais simples do que se imagina: só se limita a pôr o espaço para que os grupos musicais se apresentem no meio do campo em um palco que permita a visão geral deles de todos os pontos e o uso de vários telões. O público se acomoda nas cadeiras, arquibancadas e nas gerais. Os espetáculos poderão ser ligados ou não aos jogos, mas para aumentar as rendas, é ideal a atividade "jogo depois show".
- Cultos evangélicos: Como os cultos podem desagradar a muita gente, eles devem ocorrer separados dos jogos. Utiliza-se da mesma lógica dos shows e as despesas ficam por conta das igrejas já que sempre nadam na grana.

Com essas propostas, o enriquecimento dos clubes brasileiros será latente e será mais fácil segurar os jogadores frente ao assédio do futebol europeu. Assim, a economia e a qualidade do espetáculo futebolístico melhorarão exponencialmente.

-Rodolfo Matos

Nenhum comentário: