Aos marinheiros de primeira viagem...

Caros amigos do esporte, sejam bem vindos ao Anônimos FC. Um blog que pretende te passar as informações mais relevantes junto a bons textos escritos por pessoas comuns que vêem o esporte como você. Com paixão, mas também com uma certa dose de ponderação e um gosto pelo alternativo, o inusitado. Nossa proposta é trazer o que há de relevante, sem rodeios. Você pode observar logo de cara a programação das TVs ao vivo e os resultados da NBA e dos epsortes americanos nos gadgets aí ao lado. Logo abaixo temos o Soccerway com resultados das mais diversas ligas de futebol ao redor do mundo e um pouco mais abaixo estão os textos que não deixam a desejar. Esperamos que vocês gostem.


Efusivos abraços a todos
TC Muniz Relvas

Google Agenda

Soccerway

quinta-feira, 8 de março de 2007

A Lenda dos Mil Gols

Nos últimos dias, Uma das coisas mais comentadas por todos que gostam de futebol é se o baixinho Romário conseguirá ou não atingir a marca dos 1000 gols. Por conta disso, esse assunto que não era discutido desde o penalti do Pelé contra o Vasco voltou à tona ocupando grande espaço na mídia.


E o que volta à tona também são as dúvidas de qual outro jogador teria também atingido essa marca tão importante e sonhada. Eu pessoalmente já ouvi alguns nomes de jogadores que poderiam ter ultrapassado a marca do milésimo gol: Puskas, Di stefano, Gerd Müller e Friedenreich são alguns exemplos.


Pois bem, corri atrás e pesquisei para tentar descobrir qual outro jogador teria marcado 1000 gols além do Rei pelé . E o resultado, pelo menos para mim, é surpreendente.


Todos pensam que Pelé foi o grande goleador de todos os tempos, o único a passar dos 1000 gols, e que mais nenhum jogador atingiu essa marca. Nem mesmo Romário que conta até jogo de casados e solteiros para aumentar seu recorde.


Pelé marcou 1284 gols em 1375 jogos. Nesta sua conta, ele não se prende a jogos de Primeira Divisão, muito pelo contrário. Dentre os 1284, encontram-se 14 gols em 11 jogos por um tal "Time Militar", gols por um combinado Santos/Vasco, gols pelo Sindicato dos Atletas de São Paulo, gols em jogos beneficentes e, até hoje, a Fifa reconhece esses gols. Dos 1284, 519 foram marcados nos chamados jogos "não-oficiais", ou amistosos. Apenas os 765 restantes teriam sido marcados em jogos oficiais (lê-se: Copa do Mundo, Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro, Campeonato Paulista, Campeonato Norte-Americano, Torneio Rio-São Paulo, etc.).


Gerd Müller é o maior artilheiro alemão de todos os tempos. Nos rankings históricos, soma 735 gols em 793 jogos. Portanto, ainda estaria 549 gols atrás de Pelé. Estaria... Acontece que, nesta contagem de gols de Gerd Müller, estão somados apenas os gols de jogos oficiais. E, assim como Pelé, Gerd também jogou seus jogos não-oficiais. E não foram poucos. Aliás, muito mais que o rei. E também marcou muito mais, foram 726 gols em apenas 423 jogos. Somando-os aos 735 oficiais, temos 1461 gols marcados por Gerd Müller, o que o credenciaria ao título de maior goleador da história do futebol.


Credenciaria. Pois seus gols não-oficiais, ao contrário dos de Pelé, não são reconhecidos pela Fifa. Logo, lhe restam apenas os oficiais 735.


Romário teve sua carreira nos anos subseqüentes. Anos em que não se disputa 50 amistosos por ano, nem se joga pelo time do exército ou algo parecido. Em jogos não-oficiais, marcou apenas 192 gols. Já nos seus 968 jogos oficiais, marcou 800. O que dá num total geral de 1244 partidas - 992 gols - média de 0,797 gols por partida.


O Primeiro grande jogador do esporte bretão foi Arthur Friedenreich e apesar da pouco informação que se tem a respeito da época em que jogou, calcula-se que ele marcou entre 1909 e 1935 555 gols em 562 partidas. Nesse link: http://paginas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/miscellaneous/fried.htm se pode ver todos os gols da carreira de Fried, reparem como muitos jogos não contém informação à respeito dos autores dos gols.


Ferenc Puskas, o major Galopante, é outro jogador que colecionou títulos e recordes em sua carreira. Foi o principal jogador de uma geração fantástica, que fazia chover gols em muitos jogos(vide o jogo da primeira fase da copa de 54 onde os húngaros golearam os alemães por 8 a 3). Em 851 Partidas oficiais puskas marcou 766 gols (358 pelo Honved, 324 pelo Real Madrid e 84 pela seleção Húngara), mas infelizmente não há muitos dados sobre as partidas não oficiais de puskas (excursão pelo mundo com o Honved e amistosos com a camisa do Espanyol), outro fato negativo de sua carreira e que com certeza contribuiu no número de gols marcados foi a suspensão de 2 anos imposta pela FIFA em 1956. De qualquer forma, provavelmente o número de gols é maior que os 766 ditos como "oficiais".


Se fizermos um ranking somando os gols em jogos oficiais e não-oficiais, temos a seguinte ordem:


1) Gerd Müller: 1461 gols

2) Pelé: 1284 gols

3) Romário: 992 gols


* Não colocarei Puskas e Friedenreich pela falta de dados em partidas não oficiais.


Agora, se levarmos em conta apenas os gols em jogos oficiais, chegamos a uma surpreendente conclusão:


1) Romário 800 Gols

2) Puskas 766 gols

3) Pelé 765 gols

4) Gerd Müller 735 gols

5) Friedenreich 555 gols


E a conclusão é: Romário é o maior artilheiro de partidas oficiais da história do futebol. E pelé não é o principal artilheiro do futebol mundial em nenhum dos 2 rankings(apesar de ser considerado pela FIFA).Cabe a você leitor aceitar isso ou não. Todos são grandes gênios do nosso futebol e de maneira nenhuma quero desmerecer alguém, mas os números estão aí e cada pessoa tem a sua maneira de ver futebol. Se você aceita gols em partidas não oficiais tem um artilheiro, se você não aceita tem outro.

-Sérgio Oliveira

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas o Romário conta uns 200 gols da época de juvenil e júnior ainda. Acho que ele passa pro fim da fila.

Anônimo disse...

Na Áustria encontram-se dois grandes artilheiros, que na Europa são considerados dois dos maiores marcadores de gols da história. Segundo alguns sites, Franz "Bimbo" Binder teria marcado 1.151 gols jogando pelo Rapid Viena e pela seleção alemã (http://www.die99er.priv.at/erfolge.htm).
Matthias Sindelar, considerado por muitos europeus como o maior jogador do período pré-guerra, também é tido como um artilheiro de muitos gols, embora não encontrei seus números.