Aos marinheiros de primeira viagem...

Caros amigos do esporte, sejam bem vindos ao Anônimos FC. Um blog que pretende te passar as informações mais relevantes junto a bons textos escritos por pessoas comuns que vêem o esporte como você. Com paixão, mas também com uma certa dose de ponderação e um gosto pelo alternativo, o inusitado. Nossa proposta é trazer o que há de relevante, sem rodeios. Você pode observar logo de cara a programação das TVs ao vivo e os resultados da NBA e dos epsortes americanos nos gadgets aí ao lado. Logo abaixo temos o Soccerway com resultados das mais diversas ligas de futebol ao redor do mundo e um pouco mais abaixo estão os textos que não deixam a desejar. Esperamos que vocês gostem.


Efusivos abraços a todos
TC Muniz Relvas

Google Agenda

Soccerway

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Mir futbola: Hooligans

Na minha primeira coluna eu disse que explicaria melhor a história de que Margaret Tatcher é a responsável pelo surgimento dos hooligans tal qual conhecemos aqui. Essa coluna será destinada à esta explicação. Antes disso, começarei a explicar o sentido original da palavra.

Hooligan significa arruaceiro em inglês e falar em hooligans é falar em arruaceiros. Mas os arruaceiros como conhecemos aparecem a partir da década de 1980 e não antes. Coincidência ou não, Margaret Tatcher se torna a primeira-ministra britânica em 1979 e impõe um programa neoliberal cuja finalidade era destruir o estado de bem estar social que havia sob a alegação que este impedia o desenvolvimento da economia britânica. A crise do petróleo de 1973 favoreceu o desenvolvimento desse sentimento. E como em toda reforma neoliberal que se preze, as classes mais pobres foram as mais prejudicadas e como o futebol era uma das principais formas de diversão das classes desfavorecidas, este acabou tornando-se uma válvula de escape para quem foi vítima dos ataques do governo britânico aos trabalhadores. Tanto que a partir dos anos 90 como parte do plano de eliminar a violência dos torcedores, foi imposta uma série de reformas nos estádios de forma que os ingressos ficassem caros e inviabilisassem a presença da maioria dos trabalhadores aos estádios. Em clubes da Pemiership o preço do bilhete por jogo varia de 20 a 40 euros dependendo do clube. Em suma, o problema dos hooligans como conhecemos é fruto do neoliberalismo que domina no Reino Unido desde 1979 (ano em que Tatcher foi eleita).

Rodolfo Matos

Um comentário:

Unknown disse...

bem, teoria interessante esta do neoliberalismo, sinceramente nunca tinha lido algo parecido antes... e faz sentido!