Aos marinheiros de primeira viagem...

Caros amigos do esporte, sejam bem vindos ao Anônimos FC. Um blog que pretende te passar as informações mais relevantes junto a bons textos escritos por pessoas comuns que vêem o esporte como você. Com paixão, mas também com uma certa dose de ponderação e um gosto pelo alternativo, o inusitado. Nossa proposta é trazer o que há de relevante, sem rodeios. Você pode observar logo de cara a programação das TVs ao vivo e os resultados da NBA e dos epsortes americanos nos gadgets aí ao lado. Logo abaixo temos o Soccerway com resultados das mais diversas ligas de futebol ao redor do mundo e um pouco mais abaixo estão os textos que não deixam a desejar. Esperamos que vocês gostem.


Efusivos abraços a todos
TC Muniz Relvas

Google Agenda

Soccerway

sábado, 21 de abril de 2007

Futebol daqui 20 anos

Estamos em 2027 e Barueri e Ipatinga se preparam para mais uma final de campeonato, depois de uma competição empolgante e cheia de emoções acabou dando o óbvio, as duas equipes que nos últimos 10 anos dominam o futebol brasileiro chegam a mais uma final. O Barueri tentando o tri, o Ipatinga o Bi.

Os mais novos "grandes" do futebol Brasileiro começaram a estabelecer hegemonia numa época que o futebol ainda era amador, numa época que as equipes tradicionais pensavam que apenas com torcida e com camisa venceriam a tudo e a todos. Investindo em estrutura e com apoio quase sempre da prefeitura das respectivas cidades essas equipes criaram uma nova ordem no futebol nacional. Mesmo com a ajuda da CBF as equipes de torcida começaram a perder espaço, algumas caíram de divisão e por lá ficaram, outras sofrem do efeito sanfona subindo e descendo sempre.

Algumas conseguiram até se manter bem como o São Paulo, hoje o time de maior torcida do país, Goiás, Santos, Atlético/PR, Red Bull Caxias (União dos extintos Juventude e Caxias), e o Figueirense, dono do estádio mais moderno do país construído por causa da recente copa do mundo e que foi muito bem adaptado à nossa realidade, pois as outras equipes que tentaram construir estádio por causa da copa acabaram criando verdadeiros museus faraônicos sem conforto nenhum. Me lembro que há 20 anos atrás que com exceção do São Paulo e do Santos, todas essas equipes eram apenas equipes médias/pequenas, mas elas investiram em marketing, em estrutura e souberam assinar parcerias na hora certa que garantiram a permanência na primeira divisão nacional.

Assim a série A está formada pelas equipes que se adaptaram aos novos tempos e roubaram o espaço dos grandes, além do Barueri e do Ipatinga, tem o Pão de Açúcar, que de time revelador de talentos passou à atual campeão da copa do Brasil, a Ulbra de Canoas e o Campinas atual campeão da libertadores e maior força do interior paulista na atualidade.

No Futebol internacional, o Al Ittihad é o atual campeão tri campeão do mundo graças aos petro-dólares e ao time galático que formou. Me lembro quando os galáticos eram os europeus que hoje sobrevivem tirando da África e da América crianças que nem saíram do leite. A prova disso é o filho do Grande Lionel Messi estreando no Barcelona com 13 anos, não consigo entender como meu filho pode achar isso comum... uma criança jogando futebol profissional. Na copa do mundo do ano passado finalmente a Argentina voltou aos velhos tempos e conseguiu parar um pouco a hegemonia Africana, tudo isso graças ao Riquelme que é um treinador fantástico e hoje em dia é disparado com certeza o melhor do mundo, o nó tático que ele deu no treinador da Arábia pelas quartas de final foi de tirar o chapéu e impediu que os Árabes conseguissem algo de relevante, pois mesmo tendo as melhores equipes do mundo e a liga mais forte a seleção da Arábia nunca conseguiu formar um time competitivo para a copa. A nossa seleção canarinho só foi bem mesmo jogando em casa na copa de 2014, Neymar deu um show e fomos campeões sem tomar um gol sequer, só lamento com o rumo da carreira do Neymar que apesar da habilidade virou muito chinelinho e nunca se estabeleceu na carreira hoje tá abandonado em fim de carreira na Reserva do Red Bull.

Apesar das várias modificações, o futebol continua apaixonante e ainda é minha grande paixão. Ele se modificou com o mundo e acho que não mudaria nada nele, as vezes por causa da velhice reclamo de algumas coisas mas é coisa da idade.

Por Sérgio Oliveira

5 comentários:

Unknown disse...

Me lembro de ter lido tempos atrás um texto parecido na Placar, ainda atônitos com o vôo recente da então surpresa vinda de São Caetano do Sul. Tenho completo descrédito por exercícios de futurologia como este, mas não deixam de ser obras interessantes de ficção, por isso achei muito bom o texto.

cindy disse...

Isso que você escreveu não vai demorar muito a acontecer(porque isso já é uma realidade).

Espero que isso ocorra com todos os grandes...Menos com o Palmeras hehehehehe.

Abraço!

FranciscoLucas disse...

exercícios de futurologia sempre são legais. independente se vai acontecer ou não

Thiane disse...

Muito legal o blog. Inclusi coloquei um link de vocês num post meu. Abraços

Anônimo disse...

Um dos melhores textos de futurologia que eu já vi de futebol.
Só faltou falar do ''grande'' Pauferrense...atualmente na 2ª divisão do Campeonato do RN e que tem como grande centroavante o glorioso Walminey...o matador

uahuahauhauhahah