Aos marinheiros de primeira viagem...

Caros amigos do esporte, sejam bem vindos ao Anônimos FC. Um blog que pretende te passar as informações mais relevantes junto a bons textos escritos por pessoas comuns que vêem o esporte como você. Com paixão, mas também com uma certa dose de ponderação e um gosto pelo alternativo, o inusitado. Nossa proposta é trazer o que há de relevante, sem rodeios. Você pode observar logo de cara a programação das TVs ao vivo e os resultados da NBA e dos epsortes americanos nos gadgets aí ao lado. Logo abaixo temos o Soccerway com resultados das mais diversas ligas de futebol ao redor do mundo e um pouco mais abaixo estão os textos que não deixam a desejar. Esperamos que vocês gostem.


Efusivos abraços a todos
TC Muniz Relvas

Google Agenda

Soccerway

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

A última divisão

Quantos anos você tem? Eu nasci em 1989 e portanto tenho 18 anos de idade e isso já é bastante caminho andado. Certamente a idade dos leitores desse texto será bastante diversa. Acredito que todos nós podemos medir o quanto são 23 anos. Vamos pensar no mundo de 23 anos atrás. Em 1984 o mundo era realmente um lugar diferente. Não se tornou a distopia que George Orwell previa com seus Big Brothers, mas era um mundo frio por causa dos atritos entre as superpotências. Este atrito que deu motivo a um boicote tolo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles. O Alto Volta passava a se chamar Burkina Faso, Tancredo derrotava Maluf no congresso nacional, o movimento das Diretas Já tomava forma e o Fluminense pela primeira vez tornava-se campeão brasileiro. Faz tempo.

Agora imagine-se na pele de um torcedor do Jersey Rangers, da Inglaterra. Você vai sempre ao Downs para torcer pelo seu time, você é um apaixonado e sempre vê os jogos de sua equipe tanto pela Bristol Downs League Division 4 quanto pela All Saints League. Ah, e você também é um otimista, olha pras tabelas da Barclays Premier League observando quais são os times mais perigosos que o Jersey pode enfrentar, e também os times que já estão no papo. Esse otimismo talvez até se justificasse se não fosse um probleminha. O Jersey Rangers e mais 15 times que jogam em sua liga formam exatamente a 24ª divisão do futebol inglês. Não há mais ninguém abaixo, essa é a última camada do futebol na terra da rainha. Portanto, se você é um torcedor do Jersey seja bastante otimista, pois na melhor das hipóteses o time levará ao menos 23 anos pra chegar à divisão principal. E até aí o mundo pode ter mudado bastante...

Bristol é uma cidade de cerca de 410 mil habitantes e fica situada no sudoeste do território inglês. O nome da cidade vem da palavra Brycgstow do inglês antigo, que signifca "o lugar na ponte". No século 14, Bristol era uma das cidades mais populosas da Inglaterra, perdendo apenas para Londres e York, mas o seu crescimento populacional foi severamente afetado pela Peste Negra. No verão a temperatura máxima da cidade alcança os 22 graus em julho, enquanto seus dias mais frios podem ser observados em janeiro e fevereiro com 3 graus.

The Downs é o local em que todas as equipes das quatro divisões da liga de Bristol jogam. Vale notar que The Downs não se trata de nenhum estádio, ou sequer um campo murado. The Downs na verdade é um belo parque aberto no qual as várias equipes jogam entre si. Pela qualidade da área, várias tentativas foram feitas para explorar o local financeiramente. Porém a Merchant Venturers, um grupo de importantes pessoas da localidade e mais tarde uma lei do parlamento inglês proíbiram a exploração comercial do local e ele permaneceu aberto para todos

As origens da liga remontam ao início do século passado, mais precisamente ao ano de 1905 quando 30 equipes se reuniram e formaram a liga. Dois destes membros fundadores jogam pela liga até hoje: o St. Andrews FC e o Sneyd Park FC. O Sneyd Park jogou todas as temporadas desde a fundação da liga, enquanto St. Andrews se ausentou somente uma vez, mas também somou mais de cem temporadas.

Nos anos 20 a grande equipe da liga era o já extinto Union Jack FC, que venceu a liga por nove vezes em dez temporadas e bateu o bem mais ranqueado Cheltenham Town por 6 a 3 na FA Cup de 1925. Um dos grandes jogadores do Arsenal, Eddie Hapgood começou no Union Jack. Wally Hammond, um futuro capitão da equipe de críquete inglesa começou no Union. Os anos após a Segunda Guerra Mundial foram os melhores da história da liga, com diversos jogadores se tornando profissionais. Hoje em dia as principais forças da liga são o tradicional Sneyd Park e o Clifton St. Vincents.

Atualmente a liga conta com 50 equipes em suas quatro divisões, além de duas copas: a Norman Hardy Cup (para equipes que disputam as divisões 1 e 2) e a All Saints Cup (para equipes das divisões 3 e 4). O mais curioso é o interesse que a BBC de Bristol mantém sobre a liga com notícias constantes, reportagens e até os melhores momentos no seu website, curioso se considerarmos o nível da liga.

Portanto, se você é um torcedor do Jersey seja bastante otimista, pois na melhor das hipóteses o time levará ao menos 23 anos pra chegar à divisão principal. E até aí o mundo pode ter mudado bastante...

Mais informações

-Artigo da Wikipédia anglófona sobre a liga: http://en.wikipedia.org/wiki/Bristol_Downs_Football_League

-A pirâmide do futebol inglês: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%A2mide_do_Futebol_Ingl%C3%AAs

-Site da BBC sobre a liga: http://www.bbc.co.uk/bristol/sport/downs_league

-Site "100% não-oficial" sobre a Bristol Downs League: http://www.downsleague.com/

Efusivos abraços a todos
TC Muniz Relvas